sexta-feira, 31 de julho de 2015

Pontuamos Algumas Notícias de Julho Sobre Alexandre Serfiotis


Vamos rever algumas atividades que o Deputado Alexandre Serfiotis realizou em Julho.

A mídia noticiou!

 

Diário do Vale (02/07)

Deputados da região se dividem durante votação da redução da maioridade penal.

Deley e Luiz Sérgio votaram contra a emenda constitucional; Alexandre Serfiotis e Fernando Jordão votaram a favor.
 

Exibindo  

 Brasília e Sul Fluminense – O “placar” da votação dos deputados da região sobre a emenda constitucional que propunha a redução da maioridade penal nos casos dos crimes considerados hediondos ficou empatado. Os deputados federais Deley de Oliveira (PTB) e Luiz Sérgio (PT) votaram contra o projeto, enquanto Fernando Jordão (PMDB) e Alexandre Serfiotis (PSD) votaram a favor. Deley foi o único dos deputados da região a votar contra a orientação de sua bancada, que era a favor do projeto. O PT de Luiz Sérgio era contra, enquanto PMDB e PSD orientaram seus parlamentares a votarem a favor da medida.

Na contagem final dos votos, faltaram cinco para que a proposta fosse aprovada. Foram 303 votos a favor, quando o mínimo necessário eram 308. Foram 184 votos contra e 3 abstenções.

A proposta rejeitada reduziria de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes). O adolescente dessa faixa etária também poderia ser condenado por crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há uso de arma ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). O texto original, que pode ir à votação, reduz a maioridade para 16 em todos os casos.

A decisão apertada foi recebida com gritos por deputados e manifestantes das galerias, que cantaram “Pula, sai do chão, quem é contra a redução” e outras palavras de ordem. A sessão chegou a ser suspensa pelo presidente da Câmara para que as galerias fossem esvaziadas.

O relator da proposta, deputado Laerte Bessa (PR), lamentou o resultado. “Infelizmente, nós perdemos. Eu fico triste, como parlamentar, e mais ainda como cidadão”, disse o deputado.

Bessa avaliou que as chances de vitória na PEC original são reduzidas. “O acordo foi feito com base nesse substitutivo”, explicou.

Reforma do ECA

O debate da PEC foi acirrado. Foram mais de três horas de discussão em um Plenário dividido, mas com uma opinião em comum: todos os discursos reconheceram que o Brasil enfrenta problemas no controle da criminalidade e que o Congresso precisa ampliar o debate.

Para os deputados contrários à PEC, a solução não está no julgamento de menores entre 16 e 17 anos como adultos, mas na revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para aumentar o tempo de internação do jovem infrator no sistema atual de medida socioeducativa.

Para o líder do Pros, deputado Domingos Neto, uma reforma no ECA poderia garantir a aplicação mais rápida de uma pena ao adolescente infrator, já que o processo é mais rápido do que o previsto no Código Penal. “Se punido pelo Código Penal, um jovem poderia estar solto em um ano e meio por progressão da pena, mas, se mudarmos o ECA, ele poderá cumprir pena de até 8 anos”, disse.

Domingos Neto afirmou ainda que a mudança legal precisa vir acompanhada de investimentos do governo federal nas instituições de internação.

Educação

Os deputados do PT, contrários ao texto, enfatizaram o discurso de que o jovem precisa de mais educação. Deputados também demonstraram preocupação com o efeito da regra em outras normas em vigor, como a idade mínima para dirigir, leis sobre exploração sexual e a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores.

Defesa da PEC

Defensores da redução da maioridade se ampararam nos casos de crimes violentos entre jovens de 16 e 17 anos para pedir a redução da idade mínima. O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani, destacou que o foco da proposta era punir crimes contra a vida: “É um texto que tem equilíbrio, propõe a redução apenas para os casos graves, sobretudo os crimes contra a vida. Suprimir uma vida é injustificável na idade e na classe social que for”, disse.

Deputados também citaram pesquisa do Instituto Datafolha que apontou 87% da população favorável à redução da maioridade penal. “É um desejo do povo brasileiro. Quase 90% da população brasileira, nas pesquisas, exige essa redução”, disse o relator da proposta, deputado Laerte Bessa (PR-DF).

Participação intensa

A disputa sobre a PEC da Maioridade Penal começou no início da semana, quando estudantes contrários à PEC se instalaram no gramado do Congresso Nacional. Os estudantes acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a presença nas galerias do Plenário. Nesta terça-feira, houve tumulto entre manifestantes, parlamentares e policiais legislativos em alguns pontos da Câmara dos Deputados.

O acesso às galerias foi autorizado a um número reduzido de pessoas, por meio de senhas distribuídas por partidos. Manifestantes favoráveis e contrários acompanharam toda a votação de maneira pacífica, munidos de cartazes e camisetas.

Parlamentares também se utilizaram de cartazes para expressar a opinião. Os deputados do Psol levantaram cartazes dizendo “Redução não é a solução”, enquanto o deputado Silas Freire (PR-PI) levou uma faixa para dizer que a redução é uma resposta a crimes como o estupro de meninas no Piauí. Vários deputados também usaram camisetas declarando a posição. 





Diário do Vale (03/07) e A Voz da Cidade (03/07)

Enquadramento de educadores de creche no plano de carreira do magistério será debatido
.


Exibindo  

Exibindo  


O Legislativo realiza na próxima segunda-feira audiência pública para debater o possível enquadramento dos educadores de creche do município no Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, como professores docentes. A sessão acontece às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, na Rua Padre Couto, 10, no Centro Histórico da cidade.
Foram convidados para o evento o prefeito José Rechuan (PP); os secretários municipais de Educação, Mário Rodrigues e  de Fazenda, Renato Viegas, além do  procurador geral do município, Kleber Luis de Souza, o procurador geral do Legislativo, Eduardo Bernardelli, a  presidente do EDUCAR (Instituto da Educação do Município de Resende), Rossilene Amado; um representante do Ministério Público Federal, o deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) e a deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB). Um representante dos Educadores de Desenvolvimento Infantil em Creche também será convidado a participar da audiência.
Os vereadores Kiko Besouchet (PP) e Joaquim Romério (PMDB) são os autores do requerimento para a realização da audiência pública.
O objetivo da audiência é debater a alteração da lei municipal visando garantir à categoria todos os benefícios de um professor. Em 2011, o professor de creche deixou de ser considerado “Monitor de Creche” para ser classificado pela legislação municipal como “Educador de Desenvolvimento Infantil”, cuja habilitação é a mesma exigida para função de professor nível I. Desde então, esses profissionais passaram a buscar a equiparação de direitos com os professores de nível I da rede de ensino municipal.
Segundo Kiko Besouchet, embora já tenham conquistado a equiparação salarial com o professor de nível I, os educadores de creche reivindicam benefícios relacionados à aposentadoria, carga horária e recesso de meio de ano. “O enquadramento dos Educadores de Desenvolvimento Infantil no Plano de Carreira e Remuneração do Magistério é também uma adequação do município à Lei Federal, mais precisamente ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Desde 2007, os profissionais da Educação Infantil são considerados pelo FUNDEB como professores. Desta forma, cabe a Resende se adequar às diretrizes federais”, explica o parlamentar.


Tribuna da Região (06/07)

Crise no INCA é motivo de preocupação por parte do deputado Alexandre Serfiotis

Exibindo

 

 

 

A Voz da Cidade (07/07), Folha Sul Fluminense (04/07) e Diário do Vale (06/07)

Comissão vai analisar paridade de servidoras da educação infantil


Exibindo  

Dezenas de servidoras da educação infantil da rede pedagógica de Resende participaram na segunda-feira (06) da Audiência Pública na Câmara de Vereadores com o tema “Adaptação de leis municipais visando garantir direitos dos educadores de desenvolvimento infantil”. O encontro proposto pelos vereadores Kiko Besouchet (PP) e Joaquim Romério (PMDB) teve como propósito promover o entendimento entre a categoria e os agentes do poder executivo, visando à paridade de direitos das profissionais que atuam em creches perante outras que trabalham em setores distintos e possuem melhores benefícios, desde salário a direito a férias e jornada de trabalho diferenciada.

A mesa de debates foi composta pelos vereadores requerentes, sendo Kiko Besouchet como presidente, e ainda, a vereadora Soraia Balieiro (PSB) presidente da Comissão de Educação da Câmara de Resende; o deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ); o procurador jurídico da Prefeitura de Resende, Vinícius Monteiro Ramos; a presidente do Instituto de Educação de Resende (Educar), Rossilene Albuquerque Amado; o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues e a servidora Maria Pereira, representante das educadoras. Durante a audiência as servidoras retiraram dúvidas e explicitaram inúmeros equívocos do sistema municipal em suas nomenclaturas, distinguindo profissionais do mesmo cargo com níveis salariais e benefícios distintos na Educação. “Eu tenho contracheque em valor reduzido perante outras colegas e com nomenclatura diferente da professor docente I. Reclamei e nada foi feito, com isso sou servidora e executo a mesma função de uma docente, mas ganhando menos e sem benefícios como jornada de trabalho reduzida, recesso e férias”, comenta Roberta Maia.

Segundo o vereador Kiko, o problema será analisado por uma comissão formada ao término da audiência, reunindo membros dos poderes executivo, legislativo municipal e federal, além da representante da categoria. “Vou pedir ao presidente da Câmara (vereador Mirim) que faça a criação de uma comissão especial com os nomes de todos os membros e publicação e nomes para que tenha início o trabalho com todos os casos específicos apresentados pelas educadoras. Após a reunião da categoria, que deve ocorrer até o fim desta semana, uma pauta será montada e a ata do encontro será apresentada para reunião da comissão. Temos o parecer do secretário Mario Rodrigues se comprometendo a elucidar essa distorção na Educação e vamos acompanhar a resolução”, frisa.

O deputado federal Alexandre Serfiotis frisou que a Constituição, a lei 11.404/2007 que regulamenta o Fundeb expressa a inclusão da educação infantil como primeira etapa da educação básica. “Desde então todos devem ter o nível médio com habilitação em educação infantil e não propriamente o Pro Infantil. São diversas nomenclaturas e salários diferentes, o Município tem que enquadrar todas como educadoras de desenvolvimento infantil professore docente I. Vamos auxiliar no que for preciso e esperar que o Executivo Municipal corrija esse equívoco de forma rápida e que traga um resultado breve”, observa A comissão aprovada na audiência será constituída com representantes da Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Resende (Vinícius Monteiro Ramos); Câmara de Resende (vereadora Soraia Balieiro), Secretaria de Educação (secretário Mário Rodrigues), representante das monitoras (Maria Pereira); Secretaria Municipal de Fazenda (secretário Renato Viegas), Secretaria Municipal de Administração (secretário Cláudio Oliveira de Araújo); Controladoria Geral do Município (Ludemar Pereira), Resenprev (Antônio Geraldo – Chumbinho); Associação dos Professores do Município de Resende (Nilton Borges). “Essa comissão tem oito nomes e será presidida pela vereadora Soraia Balieiro. Ficou criada essa comissão para receber todos os casos das monitoras. Vamos aguardar a ata do encontro delas para direcionar nossas ações”, frisa Besouchet.

No encontro o secretário Mário Rodrigues garantiu empenho na solução do impasse. “É fundamental a reunião de todos os problemas individuais, está um balaio de gato. Me comprometo a analisar esta situação das educadoras e buscar a solução. São vários casos e que espero estejam todos relatados em ata do encontro que vão realizar para que nós possamos dar prosseguimento à solução na Prefeitura”, argumenta. O vereador Romério reiterou o apoio ao Executivo para que a classe não sofra com distorções seletivas. “É algo que vem sucedendo vários secretários e temos que formar a comissão para as correções e alterações que tenho a certeza que depende exclusivamente do Executivo. É só mandar a mensagem para esta Casa e não vejo nenhum vereador contrário a isso para adequação. A Educação é a maior pasta que existe no município e pela palavra que foi dada pelo Mário Rodrigues quero crer que vamos resolver isso”, disse.

Presidente da nova comissão, a vereadora Soraia Balieiro elogiou a união das monitoras. “Como é importante a união, primeiro com a Maria com a luta lá atrás e tudo está acontecendo. E, agora, o deputado Alexandre Serfiotis que foi procurado para dar prosseguimento. Só dá certo quando o grupo se une. Digo que continuem unidas e consigam o que estão buscando”, argumentou. Por fim, a educadora Maria Pereira aposta na luta da classe. “Agradeço ao Kiko, o Romério e ao Alexandre Serfiotis que estão conosco nesta luta, a vereadora Soraia e a equipe da Educação. Estamos juntos e vamos lutar pelo 100% (na obte
nção da pauta de melhoria perante o Executivo”, finaliza. 


Exibindo  

Exibindo   
 
Foco Regional Online (06/07)

Como votam os deputados do Sul Fluminense

Diferentes

A votação dos temas polêmicos na Câmara dos Deputados mostra que os dois únicos parlamentares da região seguem em direções opostas.
Enquanto Alexandre Serfiotis (DEM) votou pela redução da maioridade penal, Deley de Oliveira (PTB) votou contra.
Se formos considerar Angra dos Reis, os dois parlamentares da cidade também, de novo, votaram de forma oposta. Luiz Sérgio (PT) foi contra e Fernando Jordão (PMDB), a favor.


PMPR Online (07/07)

16ª Festa da Cultura Italiana reúne mais de 10 mil pessoas em três dias de evento
 

Cantinas com comida típica, artesanato, doces caseiros, música italiana, dança,vinho, tradição e alegria. Tudo isso fez parte da 16° Festa da Cultura Italiana que reuniu mais de 10 mil pessoas nos três dias de evento no final de semana. A tradicional festa, organizada anualmente pela Associação Vittorio Emanuele II com o apoio da Prefeitura de Porto Real exaltou a cultura italiana trazida pelos imigrantes que chegaram a Porto Real há 137 anos. Diversas foram as atrações, tais como apresentação dos grupos de dança Le Picolle Ballerine, Belle Ballerine e As Polentinhas e seu Porpetone, shows com a Bandas La Bella Itália e Ballet Tarantela, Banda Matrix, com os cantores Fred Rovello, Flávia de Fiori, e com o tenor premiado Mardoqueu Borguesi. Abrilhantando a festa estava o museu italiano, com fotos e objetos vindos da Itália e de descendentes italianos que compõem a Casa do Imigrante. O concurso da rainha e princesa deram respectivamente os títulos a Maria Eduarda Oliveira Barreto e Francine Gomes de Jesus. O segundo dia de festa foi marcado pelo Desfile Típico dos Italianos com as famílias. Os descendentes desfilaram levando faixas comemorativas e alusivas aos 140 anos de colonização, com fotos e dizeres referentes. A neta de italianos, Marlene Gadioli Tavernari, estava irradiando alegria e emoção ao encontrar familiares e amigos que há tempos não via. “É uma satisfação imensa participar desse desfile onde tenho a oportunidade de reencontrar parentes, amigos e vizinhos e confraternizar com eles, sem falar no valor social que representa para nós”, finaliza Marlene.

Outro destaque da festividade foi a noite de homenagens prestadas a membros da sociedade que contribuíram para a preservação da cultura e desenvolvimento da cidade. Foi promovida a entrega do Título de Amigo da Cultura Italiana. Entre os consagrados estiveram a prefeita Cida, o presidente da Associação Vittorio Emanuele II Humberto Ettore, Luiz Fernando Silva, Ariosto Pederassi, José Olimpio, Jorge Serfiotis, Debora Graciani, Dona Maricota Bernardelli, Cristina Dezos, Gilmar Tavernari, Lauro Pederassi, Lúcia Provazi e o deputado federal Alexandre Serfiotis. No domingo teve o tradicional “Almoço Della Mamma”, seguido do festival de prêmios. A noite foi animada pelo tenor premiado Mardoqueu Borguesi, que ainda puderam saborear as massas produzidas pelas descendentes italianas da cidade.

O casal Patrícia Ramos e Alex Gonçalves, que é descendente de italianos, veio de Quatis prestigiar a festa. Trouxeram a pequena Analice, de 4 anos para conhecer um pouco da cultura italiana “A organização, comida, estrutura e músicas nos fizeram sentir como se estivéssemos num pedacinho da Itália. Pra nós é muito importante que nossa filha cresça conhecendo as tradições dos antepassados”, disse o comerciante Alex.

Cida enalteceu a realização da 16° edição da Festa da Cultura Italiana e demonstrou gratidão e admiração por ter sido homenageada. “Essa tradicional festa cultural comemora de excelente forma o fato de Porto Real ser uma colônia italiana, aliás a primeira do Brasil. A manutenção dessa cultura com músicas, danças e gastronomia típicas são extremamente importantes para nossa cidade e principalmente para que as novas gerações não a deixem morrer. Me sinto lisonjeada sinceramente por ser merecedora do Título Amigos da Cultura Italiana, é um reconhecimento”, considera.

O presidente da Associação Vittorio Emanuele II, Humberto Ettore fez um balanço da festa e com satisfação não mediu elogios aos colaboradores. “Foi uma festa muito positiva. Quero agradecer a participação das cantinas, artesãos, doceiros e a casa do Imigrante pela confiança na Associação Vittorio Emanuele II. Meu muito obrigado também a prefeitura de Porto Real pelo apoio nos dando estrutura todos os três dias para que tudo corresse bem. Não posso deixar de agradecer aos descendentes de italianos que moram aqui e que vieram de fora nos prestigiar e dizer que é gratificante saber que mais de 10 mil pessoas participaram da festa”, concluiu Humberto Ettore.

 

 

 

Diário do Vale (09/07), PSD Câmara Online (07/07) e Jornal do Interior Online (09/07)

Alexandre Serfiotis vai apoiar compra de equipamentos para Hospital Reginal
Alexandre Serfiotis é relator da Subcomissão Especial da Carreira Médica

Exibindo  

 

Sul Fluminense –  O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD), afirmou que vai se esforçar para inserir no Orçamento da União emendas que possibilitem a compra de equipamentos necessários ao funcionamento do Hospital Regional Zilda Arns, que está sendo construído em Volta Redonda. O deputado lembrou a visita que o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, fez às obras do hospital e da missão que lhe foi conferiu.
— Na ocasião, o ministro me pediu que garantisse, através das emendas parlamentares, a compra dos equipamentos necessários. Aceitei o desafio e hoje ajudo a articular uma frente de parlamentares que compreendem a importância desse investimento na saúde para todo o estado do Rio de Janeiro — revelou Alexandre, acrescentando que a estimativa do Ministério de Saúde é de que sejam necessários R$50 milhões em emendas para equipar o hospital com o que há de mais moderno na medicina no momento. “Estamos no caminho, muitos parlamentares já se sensibilizaram e em breve acredito que vamos alcançar este valor”, declarou.
Para o deputado, o Hospital Regional é uma obra prioritária e que vai beneficiar milhares de pessoas de toda a região.
— De todas as nossas metas em Brasília, garantir o bom funcionamento do Hospital Regional é a que toca mais fundo no meu coração. Quem me conhece mais de perto sabe que a medicina é muito mais do que uma profissão para mim. Por mais que o médico precise sempre analisar os casos com muita calma e até um certo distanciamento, quem vive na linha de frente da saúde não pode ficar alheio às dificuldades que os pacientes encontram no SUS. Por isso, quando chegamos mais perto de abrir as portas do Hospital e concretizar este marco para a saúde do Sul Fluminense, razão e emoção motivam ainda mais o nosso trabalho — disse.
Gestão compartilhada
Recentemente, o deputado recebeu em seu gabinete em Brasília, a secretária de saúde de Piraí e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Maria da Conceição de Souza Rocha, e a secretária de saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães.
A pedido das secretárias, Alexandre ficou de agendar uma audiência no Ministério da Saúde para tratar, dentre outros assuntos, da gestão compartilhada do Hospital Regional. “Estes assuntos estão no meu dia a dia em Brasília e não vou medir esforços até que se transformem em uma realidade para todas as pessoas do nosso Sul Fluminense. Motivação não falta”, concluiu.
Carreira médica
Na última terça-feira (7), foi realizada uma audiência pública na Subcomissão Especial da Carreira Médica da Câmara dos Deputados. Durante o encontro, o deputado Alexandre Serfiotis (PSD), que é o relator da subcomissão, defendeu melhorias na formação dos médicos no país. Serfiotis disse que o aumento de vagas para as universidades de medicina é de vital importância, porém ela deve vir acompanhada de aprimoramento e qualificação dos futuros médicos.
— O aumento no número de vagas deve vir acompanhado de maior investimento, ação que precisa ser realizada pelo governo. Não adianta jogar esse profissional no mercado e não garantir qualidade na sua formação e estrutura básica para o atendimento — disse Alexandre, que conhece de perto o sistema de saúde, por ser médico e por ter sido secretário de Saúde de Porto Real por quase sete anos.
A audiência pública contou com as presenças do diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Figueiredo e do presidente em exercício da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, Vinicius Ximenes Muricy da Rocha.
Alexandre Figueiredo aproveitou para apresentar os programas mantidos pelo Governo Federal que contribuem para ampliar a qualificação e ofertar mais médicos especializados no atendimento prioritário, bem como para melhorar a formação dos médicos. Dentre os programas, estão o Saúde da Família e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). que, para ele, ampliam a qualificação e ofertam mais médicos especializados no atendimento prioritário.
Já Vinicius Ximenes destacou a importância da residência médica como uma modalidade de especialização no ensino de pós-graduação com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
A Subcomissão Especial da Carreira Médica é vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), em que o deputado federal Alexandre Serfiotis ocupa a vice-presidência.
 

 A Voz da Cidade (09/07)

Pezão inaugura a ETa Lourenço de Souza, no Bondarowsky.

Exibindo

 

“Estamos muito felizes por esta iniciativa que foi uma promessa para a nossa população que sofria com a falta d’água e falhas no sistema. Mostramos parte da antiga estação ao governador e como o projeto construído possibilitará novas perspectivas para toda a nossa população muito o dia a dia dos moradores. Queria agradecer esse olhar do Governo do Estado pela nossa região”, disse o prefeito Bruno de Souza que anuncia para breve a inauguração de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com a projeção de tratar 60% do esgoto do município. “Estamos fazendo testes na ETE no bairro Mirandópolis para tentar atingir 60% do tratamento do esgoto na cidade, que temos hoje índice praticamente zero. Aguardamos recursos da Funasa com o apoio do deputado Alexandre Serfiotis. A obra esta na fase final e estamos testando o sistema tratando o esgoto do bairro Mirandópolis. Com o serviço efetivo vamos limpar a maioria dos nossos rios que recebem o esgoto o que gera impacto na saúde e na qualidade de vida da população. São duas obras importantíssimas, que é pelo tratamento da água e o tratamento do esgoto”, diz.

 

 

 

 

 

A Voz da Cidade (09/07)

Vereador pede apoio a deputado para obras e serviços


 Exibindo

Preocupado com a melhoria da qualidade de vida da população, o vereador Joaquim Romério (PMDB) entregou ao deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) um documento com reivindicações de obras e serviços. A maioria das solicitações se destina às comunidades rurais do município.
Para o vereador, o pedido de apoio ao deputado representa mais um caminho importante no sentido de tornar realidade as melhorias reivindicadas. Romério já solicitou os pleitos encaminhados ao parlamentar, através de indicações aprovadas pelo plenário do Legislativo.Entre as reivindicações feitas ao deputado Alexandre Serfiotis para a zona rural está a realização de obras nas estradas RJ -161, RJ- 153, Falcão-Fumaça, Ponte do Souza e Ponte do Rio Preto. A lista de solicitações inclui ainda o apoio de Serfiotis para a instalação no município de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, cuja instalação é uma das prioridades do vereador, que está na quarta legislatura. “Estamos ampliando os nossos contatos com o objetivo de fazer com que todas essas nossas reivindicações se tornem realidade o mais rápido possível, no dia a dia dos moradores do Município. Inicialmente, fizemos as indicações no plenário do poder legislativo. A partir da aprovação destas proposições, começamos imediatamente as conversações com autoridades municipais, estaduais e federais, pois entendemos que a soma de esforços entre todas as esferas da administração pública é de fundamental importância para o atendimento dos pedidos, principalmente diante da crise econômica enfrentada atualmente pelo poder público”, explicou o vereador.
Romério frisou também a necessidade de manter as condições de tráfego nas estradas rurais para o escoamento da produção agropecuária, a circulação do transporte escolar e o deslocamento dos moradores. “A participação do deputado Serfiotis na realização de gestões junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado será de importância primordial para reforçar a mobilização em torno do atendimento desses pleitos”, ressaltou.
Outro assunto tratado no encontro na audiência foi à adaptação de leis municipais para o enquadramento de educadores de desenvolvimento infantil de Resende no cargo de professor docente I. “Por diversas vezes, o deputado Alexandre Serfiotis se colocou à disposição dos municípios da região da Agulhas Negras, com o objetivo de ser o porta-voz dessas cidades em Brasília, para encaminhar os pleitos dos vereadores e do prefeito. Não há dúvida de que o empenho deste parlamentar poderá contribuir diretamente na busca dos recursos financeiros necessários ao atendimento da pauta de reivindicações que lhe entregamos pessoalmente”, completou.

 

 

 

 

A Voz da Cidade (10/07)

Audiência no Ministério da Saúde
  

 



 Exibindo
  


Diário do Vale (12/07)

Vereador pede para deputado federal interceder em obras para Resende

Exibindo  




A Voz da Cidade (13/07)

Região da Grande Alegria terá uma Agência dos Correios


Exibindo  

Os moradores da Grande Alegria terão mais comodidade e agilidade no despacho e recebimento de suas correspondências. A região receberá uma agência dos Correios, com previsão de instalação no bairro Cidade Alegria. O reforço no serviço postal foi consolidado nesta quarta-feira, em Brasília-DF, com o apoio do deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) e o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que confirmaram a gestão coletiva para Resende atendendo indicação do vereador Kiko Besouchet (PP).
O vereador é autor da indicação nº 217/15 aprovada em plenário, requisitando ao Poder Executivo, gabinete do deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ), para que se faça gestão junto ao Ministério da Comunicação e a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), visando o estudo de viabilidade para a instalação da unidade dos Correios no bairro Cidade Alegria. Líder de governo na Câmara de Vereadores, Besouchet participou de reuniões com Serfiotis, e posteriormente, com Marcelo Crivella. Ambos garantiram o apoio para a abertura da agência beneficiando as cerca de 50 mil famílias que residem na zona oeste da cidade. “Nosso objetivo é atender ao pleito dos cidadãos que residem na Cidade Alegria e bairros adjacentes como Morada da Montanha, Jardim D’Oeste, Jardim Aliança, Mirante das Agulhas, entre outros. Queremos evitar que tenham despesas com transporte para postar e receber correspondência na agência mais próxima, que fica cerca de 10 km, no centro da cidade. A Grande Alegria concentra aproximadamente 50 mil habitantes e centenas de estabelecimentos comerciais”, justifica Kiko Besouchet, lembrando que oficialmente a ECT mantêm em Resende as agências Campos Elíseos - Rua Sebastião José Rodrigues, nº 80; a do Centro - Praça da Concórdia, nº 64, e a Independência (Agulhas Negras) – Avenida Tiradentes, s/nº. Além delas existem ainda as agências comunitárias de Engenheiro Passos – Avenida Boa Vista, S/Nº; Vila da Fumaça – Rua Leopoldo Nunes Teixeira, s/nº; Pedra Selada – Avenida Joaquim Mariano Souza, s/nº, e Visconde de Mauá – Rua Wenceslau Braz, s/nº.
No encontro com o deputado Alexandre Serfiotis a solicitação foi encaminhada para o Ministério das Comunicações, que também requisitou apoio ao senador fluminense Marcelo Crivella. “No Congresso Nacional a indicação teve adesão do deputado Alexandre Serfiotis. Ele realizou todos os procedimentos de encaminhamento da nossa requisição. Também recebemos o apoio do senador Marcelo Crivella, que auxiliou, inclusive com o contato direto com a presidência da ECT, que viabilizará a nova agência para Resende futuramente”, conclui Besouchet.
Para Serfiotis, a medida beneficia toda a comunidade da Grande Alegria. “É uma requisição justa e viável, estamos solidários a este pedido do vereador para a população de Resende, sobretudo os moradores da Grande Alegria”, comentou o deputado Serfiotis.
MORADORES
Entre os moradores da Grande Alegria a informação foi comemorada, uma vez que o deslocamento ao centro é um dos principais empecilhos. “Eu aprovo esta iniciativa porque há muito tempo precisamos de agilidade, eficiência no serviço de Correios na Cidade Alegria. Pra fazer postagem temos que ir ao Centro ou a Campos Elíseos. Fica difícil e tomara que ampliem também os carteiros que circulam por aqui, agilizando o recebimento de entregas”, opina a escriturária, Priscila Ramos.



PMPR Online (14/07)

Município sedia I Fórum Regional de Prevenção às Drogas

 

 

O I Fórum Regional de Prevenção às Drogas do CRPD (Centro Regional de Prevenção às Drogas) foi sediado pelo município com o objetivo de apresentar tanto as propostas de prevenção à dependência química no Médio Paraíba quanto o Plano Regional de Redução de Danos. As ações foram estabelecidas em conjunto pelos 13 municípios integrantes do CISEGCI (Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense), criador do CRPD. Estiveram presentes além da vice-presidente do consórcio, a prefeita Cida, o diretor executivo e representante do presidente do CISEGCI, Jonas Marins, Jeferson Mamed, a assessora da SEPREDEQ (Secretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química), Ane Bartolomeu, a assessora parlamentar do deputado federal Alexandre Serfiotis, Valéria de Carvalho, secretários e subsecretários,os veradores Ailton Marques, Bianca Diniz e demais autoridades.

Durante o evento foi apresentado pelo CRPD, o Diagnóstico Regional, Projeto Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e a Comunidade de Porto Real, Ações de Prevenção às Drogas nos municípios de Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, o perfil dos usuários de drogas atendidos pela rede da SEPREDEQ (Secretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química) e mostras dos programas sociais: Circo; Vem Dançar Comigo; Teatro; Capoeira; Aero Kung Box; Muay Thai e Zumba. Ao final foi aberta uma roda de conversas e debates sobre o tema. Fazem parte do consórcio os municípios: Porto Real, Quatis, Itatiaia, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Valença, Rio Claro, Pinheiral e Rio das Flores.

O técnico do CRPD, Renato Gomes, enfatiza que o objetivo do fórum é juntar representantes dos 13 municípios do consórcio e unir informações sobre o que está sendo realizado em relação a prevenção às drogas. “Porto Real tem um Caps que realiza o tratamento de pessoas com transtornos mentais, persistentes ou que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. Nossa intenção, portanto, é fazer um mapeamento com o diagnóstico regional e traçar assim, um Plano de Redução de Danos e alianças com os demais municípios”.

Segundo o diretor executivo do consórcio, Jeferson Mamed, o CISEGCI é um ente público que representa os 13 municípios na prevenção da violência e demais questões da área da segurança pública. “Criado em 2009 o consórcio criou o Programa Regional de Prevenção à Violência, o qual estabeleceu metas a serem cumpridas, sendo uma delas a formação do CRPD que executa medidas essenciais para o seu sucesso que são o diagnóstico regional sobre drogatização e a elaboração do plano regional de enfrentamento às drogas e redução de danos”.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha, o CRPD é, segundo o regimento interno, vinculado diretamente à secretaria. “Hoje é um dia especial, pois mais uma meta do consórcio foi cumprida e o centro está aí para confirmar isso. Há tempos estamos estruturando ações do CISEGCI com reuniões e recepção dos diagnósticos dos municípios para a criação do Plano Regional de Prevenção às Drogas. Objetivamos padronizar as ações relacionadas a essas problemáticas com a formação de polos de prevenção às drogas”, destaca.

Com o apoio ao trabalho e desenvolvimento das ações efetivas de prevenção ao uso de drogas na região, a representante da SEPREDEQ, Ane Bartolomeu, elogiou a iniciativa da criação do consórcio. “Esse é um projeto pioneiro, é o 1° grande consórcio de Prevenção às Drogas do Brasil. Apoiamos essa causa, que é o mote do nosso trabalho. Visamos oferecer auxílio na prevenção e tratamento adequado, ofertando cuidados ampliados no consumo de álcool e outras drogas como afastamento, segurança e prevenção, que são pontos importantes a serem abordados”, considera.

“Esse I Fórum é um momento de grande felicidade, pois nossa equipe é incansável, trabalha duro para que as ações do CRPD evitem o sofrimento das famílias com a problemática das drogas. A criação desse Centro sempre foi uma medida urgente mas hoje é uma realidade. São muitas dificuldades para serem superadas, e queremos nossas cidades livres das drogas”, garante a vice-presidente, prefeita Cida.
 

Falando sobre ELA (14/07)

Audiência Pública no Senado discute direitos negligenciados dos pacientes de ELA

 
Ontem tivemos a oportunidade de participar de uma importante  Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos do  Senado Federal para discutir os direitos da pessoas com ELA e demais doenças neuromusculares nas mais diversas áreas, tais como:

-Direitos Previdenciários
-BiPap
-Home Care pelo SUS

Essa AP foi extremamente oportuna para expormos a realidade vivida por muitos pacientes de ELA e de outras doenças neuromusculares, e o quanto nossos   direitos ainda são   negligenciados pelo Poder Público, dentro da visão e da perspectiva  dos próprios pacientes.

Esse trabalho foi possível graças ao esforço conjunto     que envolveu algumas associações de pacientes, como MOVELA, AFAG, Associação Lutando Contra a ELA e o   Legislativo, aqui representado pelo coordenador do evento, Senador Senador João Capiberibe, que contou ainda  com a presença da Senadora Ana Amélia e representantes dos parlamentares Senador Romário e Deputados Federais Mara Gabrilli e Alexandre Serfiotis

A semente foi plantada. Vamos torcer para que ela germine, cresça e produza bons frutos no tempo mais breve possível. 



 
 SAAE Angra (14/07)

Parque Mambucaba receberá obras de saneamento

 

A Prefeitura de Angra assinará nesta sexta-feira, dia 17, um convênio com o Ministério das Cidades para a realização da obra de saneamento de mais 2.400 residências do Parque Mambucaba. A verba de R$ 40 milhões virá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Saneamento). Na solenidade de assinatura do convênio, são esperadas as presenças do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do governador Luiz Fernando Pezão, dentre outras autoridades. O evento ainda terá seu local de realização confirmado.


– Essa é uma conquista de toda a população de Angra dos Reis, em especial do Parque Mambucaba. Cerca de nove mil pessoas serão beneficiadas com esgoto tratado e canalizado, o que representa valorização da região e mais qualidade de vida para os moradores. Nesta luta, tivemos o apoio do deputado Serfiotis, que nos ajudou bastante – frisou a prefeita Conceição Rabha, em encontro com o parlamentar na última sexta-feira, dia 10, em seu gabinete.

O deputado federal Alexandre Serfiotis recebeu o pedido da prefeita há um mês e encaminhou o projeto ao Ministério das Cidades.

– Fiquei muito contente em ajudar Angra dos Reis em mais uma conquista. Assim que recebi o projeto, encaminhei ao Gilberto Kassab [Ministro das Cidades], que deu andamento ao pedido. A prefeita e a população de Angra dos Reis têm muito o que comemorar com um investimento como esse – sublinhou Serfiotis.

Assim que forem feitas as correções no fluxo do projeto, será preparada a licitação para contratação da empresa que realizará o serviço. A concorrência pública deve acontecer em até 120 dias, e, até o final do ano, as obras devem começar. A previsão de conclusão das obras é de 30 meses.

  A Voz da Cidade (14/07)

Deputados participam de ato cívico
   


Diário do Vale (14/07) e Trata Brasil (17/07)

Barra Mansa terá R$89 milhões para saneamento básico
Barra Mansa – Na tarde da próxima sexta-feira, dia 17, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, estarão em Barra Mansa para formalizar o repasse de R$ 89 milhões, do governo federal, para o tratamento de esgoto do município. A informação foi repassada pelo deputado federal, Alexandre Serfiotis, ao prefeito Jonas Marins durante reunião realizada no gabinete do chefe do Executivo nesta segunda-feira.
A liberação dos recursos é fruto de uma parceria entre o prefeito Jonas e o deputado Serfiotis.

– Existia, desde 2013, um processo de solicitação dos recursos tramitando no Ministério das Cidades. Por falta de articulação política, o prazo do processo findou. O prefeito Jonas, em viagem a Brasília, me apresentou a situação e, imediatamente, recorri ao ministro Kassab, que atendeu prontamente a demanda, prorrogando o prazo para dezembro deste ano – explicou Serfiotis.

O deputado lembrou ainda sobre como o investimento vai impactar positivamente na saúde da população.

– Tratar o esgoto sanitário é sinônimo de qualidade de vida e de redução de doenças, como hepatite, cólera e verminoses. Acredito que esse valor é o maior já destinado à Barra Mansa para saneamento básico – disse Serfiotis.

Jonas foi categórico ao afirmar que numa cidade com cerca de 178 mil habitantes, esse tipo de investimento é fundamental para garantir água de qualidade nas torneiras das residências.

– Recentemente, enfrentamos um longo período de estiagem, com dias em que o nível do Rio Paraíba do Sul não nos permitia captar água. Se considerarmos que Barra Mansa e Volta Redonda, juntas, são responsáveis por 60% do esgotoindustrial desejado no Rio Paraíba, vamos precisar detalhadamente a importância desse investimento em nosso município – declarou o prefeito.

Ele ainda lembrou que no início da sua gestão apenas 2% do esgoto eram tratados.

– Estamos construindo estações de tratamento de esgoto na Barbará e no Ano Bom. Com esse aporte de verba será possível complementar a rede de esgotamento sanitário de todo lado direito do Rio Paraíba do Sul – disse Jonas.



A Voz da Cidade (15/07)

Coluna Social
 Exibindo  



SBN Online (17/07)

Médicos, pacientes, fornecedores, prestadores e parlamentares com um único discurso em defesa da continuidade da Terapia Renal Substitutiva no Brasil
No dia 14 de julho de 2015, na sala de reuniões da Presidência da Comissão de Seguridade e Família na Câmara dos Deputados, fomos convidados e recebidos pelo Deputado Federal Alexandre Serfiotis (PSD).
Participaram da reunião, o Dr. Hélio Cassi, Presidente da ABCDT (Associação Brasileira de Clinicas de Diálise e Transplante), a Dra. Carmen Tzanno, Presidente da SBN (sociedade Brasileira de Nefrologia), o Sr. Edson Pereira, Presidente da Fresenius Medical Care, representando o Segmento Industrial, o Dr. Osvaldo Merege, Presidente da SONESP (Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo), a Dra. Ana Beatriz Barra, Nefrologista do Rio de Janeiro e o Sr. Gilson Nascimento, Diretor da ABRASRENAL. 
A Dra. Carmen Tzanno apresentou dados sobre a pouca procura da especialidade pelos médicos residentes, a falta de incorporação tecnológica na área, as dificuldades operacionais de implantação da rede de cuidado ao paciente com doença renal crônica, as dificuldades de sustentabilidade das unidades de diálise frente aos desafios que surgiram nos últimos dois anos, como aumento das tarifas de energia elétrica e água, aumento do dólar, dissídios trabalhistas acima do índice da inflação, entre outros. 
Por fim, o Sr. Edson Pereira, apresentou as dificuldades de produção das soluções de diálise peritoneal, assim como, de sua logística de distribuição, frente a um cenário de escassez hídrica, falta de correção dos valores das soluções há 13 anos, novas regras para o frete, além do aumento de 185% no custo do frete.

O Deputado Federal propôs o evento com objetivo de promover a exposição da atual situação da terapia renal substitutiva (Hemodiálise e Diálise Peritoneal),  frente as dificuldades de sustentabilidade econômico-financeiras. "Tal cenário traz preocupação quanto a manutenção da segurança e da qualidade do tratamento no Brasil", afirmou o Sr. Gilson Nascimento. Dra. Ana Beatriz chamou atenção para a complexidade e especificidade da Terapia Renal Substitutiva. 
Dr. Hélio Cassi em sua apresentação ressaltou que existe risco real e iminente de pedidos de descredenciamento do SUS pelas clinicas de diálise, que se vem ameaçadas pela falta de recursos financeiros. 
O alinhamento de discurso foi a tônica do encontro. Foram abordados diferentes aspectos, mas o denominador comum é a preocupação em manter a Terapia Renal Substitutiva em funcionamento, com qualidade e segurança para os pacientes com doença renal crônica dialítica. 
"O caos e a tragédia estão sendo anunciados e buscamos ajuda dos parlamentares para despertar a sensibilidade do Ministério da Saúde para este quadro", disse o Sr Gilson.
"Como construiremos uma rede de atenção sem médicos nefrologistas, e com redução do número de unidades de diálise" pontuou a Presidente da SBN.
Clinicas no Distrito Federal estão sem receber recursos financeiros há meses e duas clinicas solicitaram descredenciamento do SUS e transferiram seus pacientes. O mesmo ocorreu, recentemente, em dois Municípios do Estado de São Paulo e 3 (três) Municípios do Rio Grande do Sul. Muitas localidades tem apelado para os gestores em busca de valores complementares para manter as clinicas viáveis e por outro lado, a indústria labuta para garantir a entrega das bolsas de diálise peritoneal nos rincões mais longínquos do País. Pacientes que vivem em localidades mais remotas e em pequenos Municípios são os mais ameaçados.
O Deputado Federal, Alexandre Serfiotis, médico, se mostrou sensibilizado com o cenário apresentado e afirmou que podemos contar com seu apoio na busca de soluções junto ao Governo Federal. O mesmo deve encabeçar uma Comissão, que juntamente, com os segmentos representativos irão ao Ministério da Saúde para alertar sobre a tragédia iminente que se abaterá sobre a TRS brasileira.
 

Tribuna da Região (17/07)

Alexandre Serfiotis trabalha pela conclusão do Hospital Regional


Exibindo  






Diário do Vale (17/07)

Kassab e Pezão oficializam verbas para Angra dos Reis e Barra Mansa
Alexandre Serfiotis celebra conquista de recursos para saneamento




Exibindo    

O deputado federal Alexandre Serfiotis acompanhará Kassab na visita oficial à região Sul Fluminense, quando serão anunciados investimentos da ordem de R$ 129 milhões para obras de saneamento nos municípios de Angra dos Reis e Barra Mansa. O deputado reuniu-se em Brasília com o Ministro para acertar os detalhes da agenda na última terça-feira, dia 14.
Na reunião também estava presente o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão. “São recursos a serem alocados em uma área de fundamental importância para as duas cidades, pois investir em saneamento básico significa investir em saúde e em melhoria da qualidade de vida da população. Tanto Angra dos Reis, quanto Barra Mansa necessitam urgentemente dessas obras, que solucionarão problemas que afligem seus cidadãos”, afirmou Serfiotis, principal articulador da liberação dos recursos junto ao Ministério.
Para Serfiotis, o momento é de celebração. “Sinto-me muito feliz em ajudar a cidade de Angra dos Reis. Tão logo recebi o projeto das mãos da prefeita Conceição Rabha (PT), o encaminhei ao ministro Gilberto Kassab, que prontamente nos atendeu, dando prioridade a esta demanda tão importante para a comunidade local”, afirmou.
A prefeita fez questão de reconhecer a atuação do deputado nessa conquista.  “Cerca de nove mil pessoas serão beneficiadas com esgoto tratado e canalizado,  valorizando a região e promovendo mais qualidade de vida para os moradores. Nesta luta, tivemos o apoio firme do deputado Serfiotis, que nos ajudou bastante”, declarou Conceição Rabha.
A atuação do deputado federal Alexandre Serfiotis em defesa dos municípios fluminenses também foi motivo de elogios por parte do ministro Gilberto Kassab. “Alexandre chega em seu primeiro mandato com muita energia, com objetivo firme de ajudar sua cidade, as cidades vizinhas e o estado do Rio de Janeiro. O trabalho que já fazia em parceria com o ex-prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis, seu pai, em prol da sua região, agora se amplia na Câmara dos Deputados, e é digno de nosso respeito, admiração e colaboração”, disse o ministro.


Diário do Vale (18/07), A Voz da Cidade (18/07), Jornal do Interior (17/07), PSD Online (17/07), Barra Mansa 30min Online (07/07) e Foco Regional Online (20/07)

Serfiotis, Kassab e Pezão anunciam R$128,7 milhões em obras.
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), oficializaram hoje (17) a liberação cerca de R$ 89 milhões de verbas federais para obras de saneamento em Barra Mansa . O ministro e o governador foram recebidos pelo prefeito Jonas Marins (PC do B). Jonas afirmou que a verba oficializada ontem, que se destina ao sistema de esgotamento sanitário do bairro Saudade, vai se somar ao trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo, com verbas estaduais, no tratamento de esgoto.
— Estamos construindo duas estações de tratamento de esgoto: a do Ano Bom, que será inaugurada em breve, e a da Saint-Gobain (assim chamada por ficar próxima à fábrica de tubos que leva esse nome), que será a maior do Médio Paraíba. Com essas duas estações e o investimento em redes de esgotamento sanitário, adquiriremos a capacidade de tratar 100% do esgoto doméstico de Barra Mansa — disse Jonas, acrescentando que esse dado é muito importante, já que Barra Mansa e Volta Redonda respondem juntas por cerca de 70% do esgoto doméstico lançado no Rio Paraíba do Sul, e o fato de as duas cidades estarem investindo no tratamento vai gerar uma melhora significativa na qualidade das águas do rio, que é consumida por praticamente todo o estado.
— Para ajudar a melhorar a qualidade e a quantidade dessas águas, que chegaram a ter apenas 40 centímetros de profundidade, num dia em que formos obrigados a parar a captação para tratamento, estamos tomando também medidas ambientais, como o reflorestamento das margens do rio — acrescentou o prefeito.
Ele também agradeceu à equipe do Saae-BM, que preparou os projetos que serão executados com a verba destinada à cidade, e ao deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD), que teve um papel de destaque na liberação das verbas.
O deputado Serfiotis agradeceu a Barra Mansa, cidade que, segundo ele, o adotou politicamente e onde ele teve 13 mil votos na eleição de 2014 – sua maior votação em uma só cidade. Ele afirmou que o ministro Kassab tem sido um importante apoio para seu mandato, tanto que a verba do saneamento é maior, até, que a liberada para a remoção do Pátio de Manobras.
O governador Pezão também foi citado por Serfiotis, que afirmou que ele é “um grande conhecedor e um grande amigo da região”.
— O momento político e econômico não é fácil, mas a região conta com parceiros como Pezão e Kassab — concluiu o deputado.
Em sua fala, Pezão lembrou da frequência com que Kassab tem vindo ao Estado do Rio: “ele já nos visitou mais de dez vezes em seis meses”, disse.
— Ele (Kassab) traz projetos do Minha Casa, Minha Vida, saneamento e nos ajuda na busca de parcerias público-privadas (PPPs) — afirmou o governador, afirmando também que a importância das obras vai além do saneamento, já que a sua execução gera uma grande quantidade de empregos.
O ministro afirmou que a verba de saneamento vai beneficiar diretamente cerca de 70 mil pessoas em Barra Mansa, e que o esforço de liberar verbas implica a expectativa de retornos à região “para festejar o início de obras e as inaugurações”.
— Trabalhos como esses honram nossos mandatos e nossos compromissos, e nos permitem circular com a cabeça erguida — disse Kassab.
Angra recebe R$ 39,5 milhões do Ministério das Cidades
A Prefeita de Angra, Conceição Rabha, assinou nesta sexta-feira, 17, com o Ministério das Cidades, a autorização para contratação de obras de esgotamento sanitário que beneficiarão milhares de moradores do Parque Mambucaba e da Vila Histórica. A verba prevista, de até R$ 39.5 milhões, virá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Saneamento). Participaram da solenidade da assinatura da autorização para o convênio, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab e o governador Luiz Fernando Pezão, entre outras autoridades.
O objeto do termo de compromisso baseia-se na execução da “Bacia A” do Sistema de Esgotamento Sanitário de Mambucaba e o Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila Histórica. Estas ações visam beneficiar, de imediato, cerca de 10.000 pessoas (aproximadamente 3.000 famílias) e é constituído por 43 km de redes coletoras, 03 estações elevatórias e 2 ETE’s (Estações de Tratamento de Esgoto), planejadas para atender estas comunidades por vinte anos, já prevendo o crescimento populacional.
Para a prefeita Conceição Rabha o investimento assinado pelo ministro Kassab e pelo Governador Luiz Fernando Pezão representa uma grande vitória para o município de Angra dos Reis e, principalmente para os moradores do Parque Mambucaba e da Vila Histórica.
— A possibilidade de sanear 70% do Parque Mambucaba e 100% da Vila Histórica representa uma melhoria de qualidade de vida de forma significativa para essas comunidades. Investir em saneamento é investir em saúde e também em turismo, porque através do saneamento nós preservamos o maior bem que a nossa cidade possui, que é a exuberância ambiental da baia da Ilha Grande — destacou a prefeita.
Assim que forem feitas algumas correções no fluxo do projeto, será preparada a licitação para contratação da empresa que realizará o serviço do Parque Mambucaba. A concorrência pública deve acontecer em até 120 dias, e, até o final do ano, as obras devem começar. A previsão de conclusão das obras é de 30 meses.
O governador Luiz Fernando Pezão também falou sobre o investimento que segundo ele, vem de encontro às necessidades de um número expressivo de pessoas.
— A prefeita Conceição Rabha nos falou a respeito das comunidades do Parque Mambucaba e da Via Histórica. Nós nos sensibilizamos com a situação e, este investimento, representa a possibilidade real de saudar uma dívida com essas comunidades. Agradeço ao ministro Kassab por nos atender prontamente e parabenizo a prefeita Conceição, que tem sido incansável na procura de solucionar os problemas de Angra dos Reis — declarou o governador.
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, também destacou o empenho da prefeita Conceição Rabha e também dos deputados Luiz Sérgio e Alexandre Serfiotis, que trabalharam de forma intensa para que os recursos para as obras de saneamento do Parque Mambucaba e da Vila Histórica fossem liberados.
— A universalização do tratamento de esgoto no país é um desafio que nós estamos enfrentado, atendendo a uma determinação da presidente Dilma. Quando fomos procurados pela prefeita Conceição com essa reivindicação e vimos o empenho dos parlamentares, não nos restou alternativa a não ser viabilizar esses recursos, e isso nos deixa satisfeitos porque sabemos que essas obras de saneamento beneficiarão milhares de pessoas — declarou o ministro Kassab.
Com estas obras, deixarão de ser lançados 1,6 milhões de litros diários de esgoto “in natura” na baía da Ilha Grande. Atualmente o tratamento de esgoto atende apenas 20% da população de Mambucaba. Com a execução da “Bacia A” este índice sobe para aproximadamente 70%. A Vila Histórica não é atendida por nenhum sistema de tratamento de esgoto. Com as obras serão contempladas 100% das ligações da localidade.

Diário do Vale (21/07)

Entre o ministro e o senador
 



A Voz da Cidade (22/07)

Coluna Social



Diário do Vale (24/07)

Casa da Mulher é inaugurada em Porto Real

Foi inaugurada em Porto Real, a Casa da Mulher Clementina Tavernari. A homenageada foi responsável por trazer 50 famílias, em 1875, para a fundação da primeira colônia italiana do Brasil, em Porto Real. Participaram da solenidade, a prefeita Cida, os secretários, Renato Ibrahim (saúde), Norival Diniz (obras, urbanismo e infraestrutura), Augusto Serfiotis (governo), Aloísio Rocha (ordem pública), Flávio Marinheiro (administração e fazenda), Laura Rezende (ação social e habitação), Eduardo Linhares (desenvolvimento econômico, trabalho e renda) e Davi Moura (procurador) e demais subsecretários municipais. Também marcaram presença os familiares da homenageada, população, servidores públicos e ainda os vereadores, Ailton Marques, Bianca Diniz, Elias Vargas, João de Souza e o presidente da Câmara Municipal, Gilberto Caldas.


“Vamos concentrar o atendimento oferecido pelo programa, no que se refere ao planejamento familiar, ambulatório de patologia cervical, ambulatório de mastologia, dando assim assistência em todas as fases da vida da mulher”, ressaltou a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Maria Lúcia Pineschi.

O coordenador médico da Casa da Mulher, Dr. Rodrigo Abbud, comentou sobre o as atividades que serão oferecidas na unidade de saúde. “Vamos garantir as seguintes especialidades: ginecologia, obstetrícia, gestação de alto risco, ultrassonografia, coletas de exames preventivos, acompanhamento pós-parto e brevemente mamografia”.

A novidade contada por Abbud se deu graças a uma iniciativa do deputado federal, Alexandre Serfiotis. O deputado fez uma solicitação junto ao Governo do Estado, requerendo mamógrafos para vários municípios. Porto Real será um dos contemplados.
“Sabemos a importância de assuntos como o câncer do colo do útero e de mama. Essas doenças estão entre as principais causas de morte nas mulheres. Por esse motivo, nosso foco é a prevenção em saúde. A inauguração é quase o fechamento de um ciclo. Nossos próximos passos serão investimentos em equipamentos para a promoção da saúde do homem. É uma preocupação nossa investir cada vez mais em saúde preventiva. O câncer pode matar, mas o diagnóstico precoce é fundamental”, completou o secretário de Saúde, Renato Ibrahim.

O aposentado, Estevam Tavernari, juntamente com Dário Tavernari e Vicentina Tavernari são os parentes mais próximos da homenageada. Os três são sobrinhos-netos de Clementina Tavernari. “É um bem necessário a todas as mulheres de Porto Real, a Casa da Mulher. Nós, familiares, nos sentimos muito orgulhosos com essa homenagem, que, com certeza, é histórica em Porto Real. Minha tia-avó, Clementina, foi uma mulher muito determinada e, graças a ela somos a primeira colônia italiana do Brasil. Estamos muito satisfeitos e o município só tem a ganhar com a inauguração da Casa da Mulher”, destacou Estevam.

“A Casa da Mulher é resultado de um pedido que fiz ao ex-prefeito, Jorge Serfiotis, ainda na época que eu era vice-prefeita. Eu, como mulher de Porto Real, sabia da necessidade de impulsionar os serviços de saúde direcionados ao público feminino. Fui prontamente atendida e agradeço a todos que colaboraram para que esse sonho se tornasse realidade. Muito obrigada, especialmente ao ex-prefeito Jorge Serfiotis e também ao deputado federal, Alexandre Serfiotis, que está lutando, através de emendas que vão trazer ainda muito mais benefícios ao município”.

Serviço

A Casa da Mulher Clementina Tavernari já está em funcionamento à Rua Paschoina Lançoni Tavernari, sem número, Centro, ao lado do Centro de Reabilitação Nicolau Serfiotis. Consultas devem ser marcadas no local, de segunda a sexta, de 8h às 17h.


Diário do Vale (25/07) e A Voz da Cidade (27/07)

Alexandre Serfiotis se reúne com Ministro da Saúde e pede pela região
Exibindo  
Exibindo  


Tribuna da Região (28/07)

Alexandre Serfiotis celebra conquista de recursos para saneamento
   

A Voz da Ciade Online (28/07)

Nova Geração vence a Copa Ferroviário de Futebol Amador

BARRA MANSA

O Nova Geração – Vila Delgado - foi o campeão da Copa do Ferroviário de Futebol Amador em partida sem gols contra o Tupi, no fim de semana. Após confusão no término do primeiro tempo, as duas equipes foram para o vestiário. Os presidentes das equipes conversaram e o Tupi resolveu não voltar a campo. De acordo com a organização do campeonato, com a desistência do adversário, o Nova Geração ficou com o primeiro lugar. A partida aconteceu no Campo do Ferroviário, no bairro Estamparia.

“Com a desistência do Tupi, o time da Vila Delgado foi o campeão. O terceiro lugar ficou com o Grêmio, que venceu o Roselândia por W.O”, acrescentou um dos organizadores da Copa, João Clementino de Carvalho Promoções.
Além dos três primeiros colocados, o goleiro menos vazado (Douglas Cesário-Tupi) e o artilheiro (Eric de Souza-Nova Geração) foram premiados com troféu. “Gostaria de agradecer a presença do deputado Alexandre Serfiotis, que prestigiou o evento e entregou o troféu aos campeões”, concluiu João Clementino, que organizou a Copa do Ferroviário junto com Sebastião Correia e Paulinho ‘Papau’.

Ao todo, oito equipes participaram da competição: Beira Rio, Tupi Futebol Clube, Independente e Roselândia Futebol Clube; B: Amigos do Esporte, Nova Geração, Grêmio Futebol Clube e São Francisco.



Tribuna da Região (28/07)

Vereadora Andréa do Dilino faz prestação de contas em encontro de lideranças políticas com a população de Itatiaia



A Voz da Cidade (30/07)

PSD busca fortalecimento para eleições 2016

 

BARRA MANSA
O Partido Social Democrático (PSD) está buscando fortalecimento no município para disputar o pleito do ano que vem. Na noite de terça-feira (28), filiados e simpatizantes do partido se reuniram no Clube Municipal para discutir as metas para o próximo pleito. A tendência é que novas reuniões aconteçam, em breve, para estruturar o partido - que deve apresentar até 02 de outubro sua formação à Justiça Eleitoral.
Ademir Melo destacou a importância desse tipo de encontro entre pessoas que têm vontade de concorrer a um cargo eletivo. Ele frisou que o grupo tem total condição de apresentar candidatura própria para prefeito. “Estamos formando um grupo, fortalecendo o partido porque daqui sairão vereadores. Temos condições de conquistar, no mínimo, três cadeiras na Câmara. É importante passar essa mensagem à população. Nossa preocupação era o apoio ao PSD, mas hoje temos ao nosso lado o Alexandre Serfiotis. O partido é novo e está crescendo muito. Nós vamos caminhar juntos e, nessa caminhada de vitória, teremos o deputado ao nosso lado”, disse Ademir, ressaltando ser o pré-candidato a prefeito da legenda.
O deputado federal Alexandre Serfiotis informou que o presidente do partido, Gilberto Kassab, convocou todos os deputados federais a fortalecer o PSD nos municípios. Ele destacou que a intenção é brigar pela cadeira de prefeito, desde que haja viabilidade para isso. “A coisa acontece é nos municípios. A gente quer, nessas eleições municipais, fortalecimento. Viemos com essa missão - de unir e fortalecer o PSD em nossa região. Temos total condição de brigar pela majoritária e fazer até três vereadores. Com certeza não seremos escada e trampolim para ninguém, mas caminhar de forma isolada não demonstra força. É preciso ter a mentalidade de que o PSD não vai sair sozinho”, afirmou, acrescentando que ainda é cedo para definir se o partido será cabeça de chapa na corrida pela prefeitura, dependendo de diversos fatores:
“No ano passado a gente disputou eleição para deputado e, naquele momento, a gente não conseguiu ter essa união e aproximação geral. Espero que nesse pleito a gente faça diferente. A coisa vai afunilando. Estamos tendo o cuidado de sentar e conversar com todo mundo”, destacou.
SEM BOATOS
Ademir Melo aproveitou a ocasião para esclarecer, junto com o deputado Alexandre Serfiotis, boatos de que o atual prefeito Jonas Marins (PCdoB) poderia se filiar ao PSD para concorrer à reeleição. “É um partido democrático. O Alexandre é nosso líder e ele não tem compromisso com outros pré-candidatos. A partir de hoje acaba essa fofoca. Qualquer um é bem vindo, mas teremos que disputar a prévia para ver quem estará melhor nas pesquisas. O Jonas ainda tem um ano de mandato e na política, um ano é um século”, disse Ademir, lembrando que já foi seis vezes o presidente da Câmara de Vereadores do município, deputado estadual, segundo colocado ao cargo de prefeito em 2008. Vale lembrar ainda, que ele não concorreu ao pleito em 2012.
“Até outubro temos que ter um partido organizado, fazer a convenção e ter a nominata pronta. Não quer dizer que teremos apoio declarado ou candidato próprio. Isso quem vai dizer é a rua, com o passar do tempo”, completou Alexandre.
Anderson Gomes, o Andrinho, fez questão de agradecer a presença dos filiados e simpatizantes do partido. Ele informou que a luta será grande, mas que o partido, estando fortalecido, sairá vencedor. O presidente do PTB de Barra Mansa, Eduardo Pimentel, mais conhecido como Dudu, também participou do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário