sexta-feira, 26 de junho de 2015


Comissão discute atividades de agentes de saúde e de combate às endemias

18/06/2015 - 08h40
 
A Comissão de Seguridade Social e Família debate em audiência pública, nesta quinta-feira (18/06), as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Um dos objetivos é discutir o papel das ações desses profissionais a serem desenvolvidas no novo cenário de Atenção Básica de Saúde, com ênfase na saúde preventiva da população brasileira.
O evento foi solicitado pelos deputados Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), Odorico Monteiro (PT-CE), Dr. Jorge Silva (Pros-ES), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Geraldo Resende (PMDB-MS), Benedita da Silva (PT-RJ), Leandre (PV-PR), Jorge Solla (PT-BA), Carlos Gomes (PRB-RS), Dr. João (PR-RJ), Mandetta (DEM-MS), Alexandre Serfiotis (PSD-RJ), Carmen Zanotto (PPS-SC), Célio Silveira (PSDB-GO) e Miguel Lombardi (PR-SP).
Segundo os parlamentares, esses profissionais “são protagonistas das principais estratégias e ações da saúde pública voltadas para a educação e prevenção em saúde da nossa população, se tornando uma categoria organizada e detentora de inúmeras conquistas de âmbito trabalhistas e especialmente na área de coberturas vacinais e de mobilizações sociais na promoção de campanhas de saúde relevantes nos últimos anos”.
Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os integrantes do colegiado:
- um representante do Ministério da Saúde;
- a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ruth Brilhante;
- o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), José Fernando Casquel Monti;
- o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha; e
- o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce), Fernando Cândido do Nascimento.
A audiência ocorrerá no plenário 7, a partir das 9h30.
Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
Preocupação constante com Saúde! Deputado Alexandre Serfiotis é o Doutor do coração.
 

 

O deputado que já apresentou um projeto onde o objetivo final é a saúde. Agora se empenha pela qualidade do Hospital Regional, em Volta Redonda/ RJ.

 
 

Projeto de Alexandre Serfiotis obriga padronização de embalagens de fumígenos.

14/junho

 
 
 

 
 
 
 
 
 
"Padronização das embalagens dos produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, comercializados no país. É o que dispõe o Projeto de Lei nº 1.744/2015 apresentado pelo deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ), em conjunto com os deputados Darcisio Perondi (PMDB-RS); Luiz Couto (PT-PB); Alessandro Molon (PT-RJ); Ivan Valente (Psol-RJ) e Chico Alencar (Psol-RJ). A propositura, que não tem necessidade de passar pelo Plenário para votação, será apreciada pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Defesa do Consumidor; Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir para o Senado Federal.
 
Alexandre Serfiotis explicou que padronizar as embalagens, deixando-as iguais em termos de forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, livre de marcas, design e logos, é fundamental para não confundi-las com produtos inofensivos à saúde. “Hoje, as embalagens de cigarro são expostas nos locais de venda ao lado de balas, chocolates e outros produtos de bomboniére, que destinados prioritariamente ao público infanto-juvenil. Isso acaba por promover uma aceitação e um contexto social favorável à expansão do consumo dos produtos de tabaco, apesar de todos os seus efeitos deletérios já amplamente conhecidos”, explicou Serfiotis, referindo-se a resultados obtidos por meio de estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer, em parceria com o Ministério da Saúde, em 2009, e que apontavam as estratégias sofisticadas de marketing por parte das companhias de tabaco, há mais um de um século, para as embalagens de seus produtos com o objetivo de reforçar a iniciação do tabagismo entre adolescentes e jovens e a manutenção da dependência e do consumo entre os usuários regulares.
 
O deputado revelou que o Projeto de Lei foi solicitado aos deputados pela Associação de Controle do Tabagismo (ACT), que em pesquisa encomendada ao Instituto Data Folha sobre os pontos de venda e a influência da exposição das embalagens de cigarros em jovens, crianças e adolescentes obteve resultados reveladores. Os dados levantados, por exemplo, revelaram que 79% dos jovens de 12 a 22 anos de idade disseram ver cigarros à venda nas padarias, 71% nos supermercados e 50% nos bares. O levantamento concluiu também que a maioria dos estabelecimentos que comercializa cigarros possui, num raio de até um quilômetro, alguma escola de nível fundamental ou médio próxima. Outros resultados obtidos pela pesquisa também apontaram que 74% da população brasileira acredita que exposição dos cigarros nesses locais influencia a iniciação de crianças e adolescentes, enquanto que 64% dos entrevistados são favoráveis à opinião de que os cigarros devem ficar escondidos da visão do público em geral.
 
Para entender melhor o grande benefício do projeto de lei apresentado, é preciso recorrer à Lei 9.294/96, alterada pela Lei 12.546/11, que proíbe qualquer tipo de propaganda comercial de produtos derivados de tabaco no Brasil, com exceção apenas da exposição dos referidos produtos nos locais de venda. Ao fazer essa concessão, o Brasil deixou de cumprir a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que determina a proibição total da publicidade, promoção e patrocínio de tabaco (artigo 13). O artigo 11 dessa Convenção Internacional determina a adoção da embalagem e etiquetagem que não induzam o consumidor ao erro com relação aos efeitos à saúde, riscos e emissões de produto feito de tabaco.
 
Assim, as medidas têm como objetivo impedir a promoção e o incentivo do consumo de um produto notoriamente danoso à saúde com risco de doenças e mortes, pois mesmo com a proibição da propaganda comercial, a permissão da exposição das embalagens de produtos derivados do tabaco viabiliza a promoção destes produtos, pois as embalagens são um canal de comunicação dos fabricantes com os consumidores, ainda que em potencial."
 

Fonte: http://www.alexandreserfiotis.com.br/4.html#anchor-a

 
 

Hospital Regional



"De todas as nossas metas aqui em Brasília, garantir o bom funcionamento do Hospital Regional em Volta Redonda é a que toca mais fundo no meu coração. Quem me conhece mais de perto sabe que a medicina é muito mais do que uma profissão pra mim. Por mais que o médico precise sempre analisar os casos com muita calma e até um certo distanciamento, quem vive na linha de frente da saúde não pode ficar alheio às dificuldades que os pacientes encontram no SUS. Por isso, quando chegamos mais perto de abrir as portas do Hospital e concretizar este marco para a saúde do Sul Fluminense, razão e emoção motivam ainda mais o nosso trabalho.
Como já contei aqui na nossa página do facebook, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, vistoriou as obras recentemente e me passou uma missão importante: garantir através das emendas parlamentares a compra dos equipamentos necessários. Aceitei o desafio e hoje ajudo a articular uma frente de parlamentares que compreendam a importância deste investimento na saúde para todo o Estado do Rio. Segundo a estimativa do Ministério, ao todo precisamos de R$ 50 milhões em emendas para equipar o nosso futuro hospital com o que há de mais moderno na medicina no momento. Estamos no caminho, muitos parlamentares já se sensibilizaram e em breve acredito que vamos alcançar este valor.
Ainda sobre o Hospital Regional, nesta semana recebi em meu gabinete a secretária de saúde de Piraí e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Maria da Conceição de Souza Rocha, e a secretária de saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães. Na pauta o andamento das obras, nossa busca pelos equipamentos e a necessidade de uma nova agenda com o ministro para tratarmos da gestão compartilhada do Hospital Regional. Estes assuntos estão no meu dia-a-dia em Brasília e não vou medir esforços até que se transformem em uma realidade para todas as pessoas do nosso Sul Fluminense. Motivação não falta!",  por Alexandre Serfiotis.

Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis?fref=ts

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Saúde - Meta principal de Alexandre Serfiotis

Como temos acompanhado o Deputado Alexandre Serfiotis vem fazendo um ótimo trabalho em seu primeiro mandato. Ele atua não só para sua região como para todo Estado do Rio de Janeiro. Atingindo todo o Brasil quando em votações de extrema importância para a população brasileira, como temos acompanhado pela grande imprensa do país.

Através de suas ações, já designou emendas para diversas cidades, como: Itatiaia, Resende, Quatis, Valença, Barra Mansa, Macuco e outras.
Votou Projetos de Lei importantes, apesar da pressão partidária, que sabemos que existe, têm votado segundo sua consciência.
Têm atendido os representantes de todos os municípios que o procuram, ouvido suas solicitações e trabalhado para contemplá-las.
Tem estendido sua preocupação ao cumprimento das metas estabelecidas durante sua campanha, em diversas áreas como educação, saúde, previdência, mobilidade urbana, saneamento básico, a fome, aos cuidados com animais, enfim, melhoria na qualidade de vida de um modo geral.
Porém todo deputado tem sua plataforma política, e como médico, a do Deputado Serfiotis, não poderia ser outra, senão a Saúde.

Ele tem empreendido várias lutas em relação ao atendimento do SUS, às doenças raras, `a valorização do profissional da saúde, ao Consórcio de Saúde. Mas, uma tem chamado nossa atenção atualmente:

Crise no INCA - Instituto Nacional do Câncer

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, é um hospital de referência especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
No que pese sua imensa responsabilidade social, o INCA encontra-se em uma crise sem precedentes em sua história por falta de recursos e de pessoal. A falta de repasses resultou em falta de equipamentos médicos e material de consumo fundamentais para manter a rotina normal das atividades do hospital.
Além disso, a instituição está hoje com um déficit de pessoal estimado em 600 servidores, precarizando o atendimento aos pacientes.
A somatória desses problemas trouxe grave consequência, pois novos atendimentos estão suspensos e a qualidade dos tratamentos em curso está prejudicada.
A crise no INCA resultou na saída de seu Diretor-Geral, Luiz Antonio Santini, que estava há nove anos no cargo.
Diante dessa situação, o deputado Alexandre Serfiotis, em conjunto com os membros da Comissão de Seguridade Social e Família entraram na luta pela recuperação do INCA. A Comissão realizará uma audiência pública para discutir o problema do hospital, para a qual foram chamados o Ministro da Saúde, Sr. Arthur Chioro; a representante do Núcleo Sindical do INCA, Raquel Carvalho; o Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro (DJH/RJ), José Carlos de Moraes, e o Diretor-Geral do INCA em exercício, Reinaldo Rondineli,
Serfiotis reforça que "o câncer é uma doença que não pode esperar e o fato de que um hospital deste porte e relevância não tenha o mínimo necessário para desempenhar sua missão é uma vergonha para o sistema de saúde pública."
O deputado também apresentará Requerimento de Criação de uma Comissão Externa, sem ônus para a Câmara dos Deputados, para visita às Instalações das Unidades do INCA e avaliar in loco a situação do hospital e dos pacientes.
Publicado em 12/06/2015, no Facebook do Deputado Alexandre Serfiotis.

E ontem, 24/06, o Deputado fez uma nova postagem no seu facebook:

Serfiotis propõe visita ao hospital do câncer no Rio de Janeiro
A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, nesta quarta-feira (24), o Requerimento 117/15, do deputado Alexandre Serfiotis (RJ), que sugere, sem ônus para a Câmara, visita ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro.
“O Inca é um hospital de referência do SUS [Sistema Único de Saúde] no diagnóstico e tratamento do câncer e vem passando por uma crise sem precedentes. Os graves problemas na gestão tiveram como consequência a suspensão de novos atendimentos e prejuízos na qualidade dos tratamentos em curso, entre outras dificuldades”, afirmou o parlamentar em sua justificativa.
Ainda segundo ele, a entidade e suas parcerias possibilitaram que o Brasil se tornasse o detentor do terceiro maior banco de medula óssea do mundo. “Por isso, a necessidade da visita in loco para avaliarmos quais ações podem ser promovidas em defesa do instituto.”
O Inca é também o coordenador mundial do tratado sobre controle do tabaco.
A visita ainda não tem data agendada.
Jornalista: Carola Ribeiro
Foto: Cláudio Araújo


E vamos pedir a Deus que nosso Deputado tenha sucesso nesta jornada, pois a cada passo, seremos muito gratos, a cada vitória na melhoria da Saúde Brasileira.

Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis?fref=ts

Assunto Delicado! Com o Deputado Alexandre Serfiotis

Corrupção na Saúde Pública Brasileira. 

Só quem tem honestidade em suas ações, pode falar francamente sobre corrupção.

"Médico cardiologista, Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) é um deputado estreante que traz na bagagem sete anos de experiência como secretário municipal de Saúde na cidade fluminense de Porto Real.

Em entrevista ao Palavra Aberta desta sexta-feira (19), Serfiotis avalia os problemas da saúde pública nacional e aponta, entre eles, o desperdício de materiais, a falta de planejamento, a defasagem da tabela de pagamentos por procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), e o que chama de "tripé": corrupção, problemas de gestão e de financiamento."

Fonte:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/PALAVRA-ABERTA/490590-DEPUTADO-APONTA-CORRUPCAO-COMO-UM-DOS-PRINCIPAIS-PROBLEMAS-DA-SAUDE-PUBLICA-NO-BRASIL.html




Clique aqui para ver a entrevista do Deputado Serfiotis à Tv Aberta.


Fonte:
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/PALAVRA-ABERTA/490590-DEPUTADO-APONTA-CORRUPCAO-COMO-UM-DOS-PRINCIPAIS-PROBLEMAS-DA-SAUDE-PUBLICA-NO-BRASIL.html


Serfiotis defende novas alternativas para financiamento do SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) realizou, nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), o Simpósio Nacional de Saúde com o tema Saúde: Direito de todos, dever do Estado. O deputado Alexandre Serfiotis (RJ), segundo vice-presidente do colegiado, destacou que três pilares são fundamentais para a melhoria na área da saúde: a capacitação de gestores, o combate aos desperdícios e à corrupção, e o financiamento.
“O SUS [Sistema Único de Saúde] está subfinanciado e é preciso buscar uma alternativa de financiamento para que possamos dar à população um atendimento de qualidade. Têm diversas frentes surgindo que buscam novos recursos para o setor. Acredito que a revisão do pacto federativo também vai promover uma distribuição mais justa entre União, estados e munícipios”, afirmou o parlamentar.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reconheceu serem necessários mais critérios no controle de gastos e apontou a necessidade de valorizar os profissionais do SUS.
Os representantes do Instituto de Pesquisa e Econômica Aplicada (Ipea), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e do Saúde Mais 10 pleitearam aprovação de medidas que possam destinar mais recursos para a área. Eles são favoráveis à implementação de nova contribuição social para prestar assistência aos menos favorecidos, em especial, nos municípios.
Por Carola Ribeiro
Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis?fref=ts

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Doenças Raras, mais uma luta do Deputado Alexandre Serfiotis

"Olá amigos e amigas, diante de tantas enfermidades que atingem nossa população, algumas são de conhecimento da população e outras não. É o caso das doenças raras, como a Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA, e que é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior da medula espinhal. Dentre os sintomas, estão a fraqueza muscular, o endurecimento dos músculos (esclerose), cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade. Esta semana, estive na querida cidade de Volta Redonda, fazendo uma visita ao meu grande amigo Antônio Jorge de Melo, um amor de pessoa, um guerreiro que preside o Movimento em Defesa dos Direitos da Pessoa com Esclerose Lateral Amiotrófica, grupo que faz um grande trabalho de conscientização.




Eu tive a oportunidade de participar, no dia 25 de fevereiro, poucos dias após tomar posse, do seminário “Viver Com Uma Doença Rara – Dia a Dia de Mãos Dadas”, que fez parte das comemorações pela passagem do Dia Mundial das Doenças Raras (28 de fevereiro) e foi realizado no auditório Nereu Ramos, em Brasília. Aproveito para reafirmar meu compromisso de buscar ações que possam vir a integrar políticas públicas não só em prol do tratamento, mas também pela defesa dos direitos de cada cidadão e cidadã portadores de doenças raras." , por Alexandre Serfiotis.

Publicado em 09/06/2015, no Facebook do parlamentar.







Já esta semana o Deputado Alexandre Serfiotis visitou a Apadefi - Volta Redonda/ RJ



"Amigos e amigas do face. Antes de retornar a Brasília, para iniciar meu trabalho semanal na Câmara dos Deputados, fiz uma visita à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda (APADEFI –VR). Lá, fui recebido pelo presidente João Eudes, pelo vice-presidente Rodolfo Levenhagen, pela coordenadora técnica Sandra Santiago e pelo Antônio Jorge, do Movimento ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Sem dúvida, foi uma grande oportunidade para conhecer de perto o trabalho da entidade, ao lado de pessoas tão especiais. Não poderia deixar de parabenizar toda a equipe da APADEFI e do Movimento ELA, pelo belíssimo trabalho que vem sendo realizado. Podem contar com o meu trabalho na Câmara dos Deputados para ajudar no fortalecimento e nas ações desenvolvidas.", por Alexandre Serfiotis.
Publicado em 24/06/2015, no Facebook do parlamentar.



Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis?fref=ts


PSD, o Partido de Alexandre Serfiotis


Em defesa dos animais, fique atento!

O Deputado Alexandre Serfiotis fez um convite em seu facebook:


Quero comunicar aos meus amigos e amigas do Face a minha recente adesão à Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais. A frente, que é presidida pelo meu colega do PSD de São Paulo, o deputado federal Ricardo Izar, tem, entre os objetivos, defender a aprovação de propostas e incentivar políticas públicas de proteção aos animais. Aproveito, inclusive, para convidar meus amigos e amigos para curtirem a página da Frente no Facebook :

https://pt-br.facebook.com/frenteparlamentar.defesadosanimais 
Acompanhe as ações que têm sido feitas na proteção dos animais.


Recebendo companheiros de partidos em seu escritório regional:



 
"O PSD tem demonstrado que política se faz com responsabilidade e compromisso com a população. Recentemente, recebi em meu gabinete regional, instalado em Porto Real, a visita dos meus colegas de partido Paulo Francisco e Márcio da Varginha. Durante o encontro, eles me apresentaram demandas para as mais diversas áreas da querida cidade de Valença. Aos meus colegas de PSD, bem como à população de Valença, quero aqui deixar meu compromisso de buscar ações que resultem em conquistas e benefícios para o município." por Alexandre Serfiotis.


Reunião da bancada do PSD




 
"No último dia 19, participei de uma reunião da bancada do PSD com o ministro da Fazenda Joaquim Levy. A convite da bancada, o ministro prestou mais informações e esclarecimentos sobre o ajuste fiscal do Governo Federal. Um encontro muito produtivo, pois, como deputados e representantes do povo, é preciso que estejamos bem a par da proposta para que possamos analisar e votar com responsabilidade a proposta, pois cabe a nós legislar a favor do país e em benefício da população." por Alexandre Serfiotis.


Fonte:
https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/860863190671578/?type=1&theater

Deputado Alexandre Serfiotis


Participações e homenagens fazem parte do trabalho do Deputado Alexandre Serfiotis.


Conferência de saúde em Angra dos Reis

"No último dia 19/06, tive a honra de participar da abertura da IX Conferência Municipal de Saúde de Angra dos Reis. Estive na companhia de pessoas que têm se destacado pelo trabalho em prol do setor na cidade, como Beto Moreira, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Rodrigo Oliveira, Secretário Municipal de Saúde; Carlinhos Santo Antônio, vereador e presidente da comissão de Saúde da Câmara Municipal; Clenilson Belo, Superintendente de gestão estratégica e participativa da Fundação de Saúde de Angra dos Reis; Solange Belchior, do Conselho Estadual de Saúde, e, claro, os profissionais de saúde e integrantes da sociedade organizada. Durante o encontro, foram discutidas ações e políticas públicas voltadas para o setor e que possam beneficiar diretamente os usuários. Agradeço à organização da conferência pelo convite formulado para participar do evento e aproveito para colocar me colocar à disposição das autoridades e da população angrense no que precisar." , por Alexandre Serfiotis.






Unidade Saúde da Família

"Na segunda-feira dia 25/05, estive na querida cidade de Piraí, participando da entrega de uma Unidade da Saúde da Família (USF) aos moradores de Arrozal. Eu sou um grande defensor desse programa, desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com os estados e municípios. Quando estive à frente da Secretaria de Saúde de Porto Real, procurei levar o programa para toda a população, por meio da reforma, ampliação e construção de Unidades da Saúde da Família e implantação de novas especialidades médicas. Medida que contribuiu para levar Porto Real ao primeiro lugar em saúde no estado do Rio de janeiro, segundo levantamento da Firjan. Agora, como deputado federal, vou continuar lutando para que o programa chegue a todos os cidadãos brasileiros. Desejo que manifestei ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e ao governador do estado do Rio de Janeiro, que fizeram a entrega da USF à população de Arrozal.", por Alexandre Serfiotis.




Inauguração da sede do Parque Estadual da Pedra Selada


"Precisamos pensar e investir em novas alternativas para a economia fluminense. O turismo, por exemplo, é uma ótima opção para gerar negócios e postos de trabalho em um Estado tão privilegiado de recursos naturais como o nosso. Fico feliz em ver que o governador Pezão também está pensando desta maneira. Neste fim de semana estivemos juntos na inauguração da sede do Parque Estadual da Pedra Selada, na região de Visconde de Mauá, uma obra do Estado, que será administrada pelo INEA e contará com a colaboração das prefeituras de Resende e Itatiaia.

Mais do que uma sede administrativa, o local oferece diversos equipamentos culturais como auditório e sala de exposições, além de permitir a expansão de serviços sociais e capacitações para a comunidade. Para garantir a fiscalização da área do Parque, foram adquiridos quadriciclos e equipamentos de monitoramento ambiental. Sem dúvida uma grande iniciativa que vai ser um marco no desenvolvimento sustentável da região turística de Visconde de Mauá.
Aproveitei a oportunidade para me colocar à disposição do governador, dos secretários estaduais, dos prefeitos e vereadores da região para buscar em Brasília recursos e novos investimentos para o desenvolvimento do turismo e a preservação do nosso sagrado Meio Ambiente. Vamos em frente!" , por Alexandre Serfiotis.


 





 Cidadão iguabense

"é com muito orgulho que compartilho com todos vocês, amigos e amigas, o título de Cidadão Iguabense, outorgado a mim pela Câmara Municipal de Iguaba Grande, por iniciativa do vereador Bruno Leleu. A sessão foi realizada no dia 8 deste mês, como parte as comemorações pela passagem do 20º aniversário de emancipação política e administrativa dessa querida e pujante cidade. Agradeço ao Poder Legislativo pela homenagem e aproveito, mais uma vez, para congratular-me com a população iguabense pela data magna, bem como me colocar à disposição no que for preciso para contribuir com o desenvolvimento do município." , por Alexandre Serfiotis




 
Prêmio Dr. Pinotti Hospital Amigo da Mulher 
 
 
"O deputado Alexandre Serfiotis participou na quarta-feira (27/5), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, da entrega do Prêmio Dr. Pinotti Hospital Amigo da Mulher, que agracia instituições cujos trabalhos ou ações mereçam destaque por promoverem acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. O evento é realizado no mês de maio, na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna. Para 2015 concorreram mais de 80 entidades ligadas à área da saúde.

O Deputado Serfiotis foi membro da Comissão Julgadora deste ano.

A instituição do Prêmio pela Câmara dos Deputados é também uma homenagem ao ex-deputado federal por três mandatos, José Aristodemo Pinotti (Dr. Pinotti). Médico ginecologista, membro da Comissão de Seguridade Social e Família, cujo plenário hoje leva seu nome, ele também era professor da USP e fundou o Hospital Pérola Byington, que funciona em São Paulo e é referência no atendimento à saúde da mulher, além de ter escrito mais de 1.300 publicações entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros, e dedicou esforços para melhorar o acesso à Saúde pública e o atendimento à população. Ele faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.

Os vencedores do Premio Dr. Pinotti 2015 foram:

- o Hospital do Câncer de Pernambuco, que iniciou suas atividades no Recife, em 1945, e hoje é referência no Norte e Nordeste na prevenção e assistência a pacientes com câncer;

- o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro, especializado em neurocirurgia de alta complexidade, e o primeiro centro voltado para o tratamento de doenças neurocirúrgicas do país;

- o Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte-MG, que disponibiliza atenção humanizada e incentivo ao parto normal;

- o Hospital Estadual Carlos Chagas, também do Rio de Janeiro; e

- o Hospital da Mulher Maria José de Santos Stein, de Santo André - SP, que faz parte da Rede Cegonha, tem o título de Hospital Amigo da Criança e garante atenção especial às mamães com o Projeto Mãe Canguru."
 
 
 
 
I Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro
 
"Na sexta-feira, dia 29/05, tive a honra de participar, junto com o governador Luiz Fernando Pezão, da solenidade de abertura do I Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro. O evento foi realizado na cidade de Niterói e teve como principais temas discutidos o fortalecimento dos consórcios municipais de saúde e a integração entre as prefeituras. Confesso que me senti muito à vontade no seminário, não só por ser médico, mas porque fui por sete anos secretário municipal de Saúde de Porto Real, período que me permitiu conhecer e valorizar a importância dos consórcios de saúde, resultado de um trabalho conjunto dos municípios. Atualmente, ocupo a vice-presidência da Comissão de Seguridade Social Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, que tem a função de debater e aprovar posicionamentos em projetos de lei sobre as políticas públicas da saúde, assistência social e previdência e também a Frente Parlamentar da Saúde, atividades que têm contribuído para que eu tenha uma visão macro da área e possa desenvolver ações de melhoria." , por Alexandre Serfiotis.
 


 
 
 
 
 
Hospital Regional
 
 
"Existem ocasiões na vida em que todo o esforço faz sentido e nos sentimos ainda mais animados e motivados. Nesta segunda vivi um momento como este, de grande inspiração para todos. Recebemos na nossa região, em Volta Redonda, o Ministro da Saúde Arthur Chioro, na pauta a conclusão do tão sonhado e aguardado Hospital Regional, iniciado em 2011 e agora com prazo marcado para sua inauguração: dezembro de 2015. Outra boa notícia veio a seguir, o Governo Federal irá arcar com 70% das despesas de custeio da unidade, cabendo o restante para o Estado e os municípios beneficiados.
Com o novo hospital inúmeros procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade poderão ser realizados aqui no Sul Fluminense, tais como neurocirurgia, cirurgia ortopédica, bariátrica, transplante de órgãos, cirurgia oftalmológica e cirurgia geral, além de diversos exames modernos como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. Tudo isso com todo conforto e a dignidade que nossa gente merece em 229 leitos disponíveis.
Como membro da Frente Parlamentar da Saúde e vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados tenho insistido na importância da conclusão desta grande obra, um compromisso que assumimos com o povo do nosso Estado. Além disso, como o próprio ministro Chioro me sugeriu no evento de segunda-feira, vou direcionar uma emenda parlamentar para a compra de equipamentos para o hospital. Entendo que agora é hora de acompanhar ainda mais atentamente o cronograma de conclusão e apoiar no que estiver ao nosso alcance o bom funcionamento do novo hospital.
Conheço bem de perto as dificuldades de quem cruza a Dutra de madrugada atrás de um atendimento especializado na capital ou na baixada. Uma rotina cruel que fragiliza ainda mais pacientes e familiares, impactando diretamente na saúde de quem tanto precisa. Enxergar no horizonte o fim deste drama transmite um sinal ainda mais forte que estamos no caminho certo. Estamos quase lá!" , por Alexandre Serfiotis.

 
 
 
 
 

 
 
 


Professores: Motivo de comemoração!

Dedução de Imposto de Renda

Na semana passada, a Câmara dos Deputados analisou e votou a Medida Provisória 670/15, que reajusta a tabela de Imposto de Renda. Uma das emendas apresentadas permite aos professores deduzir da base de cálculo da declaração de ajuste do IRPF as despesas com a compra de livros para si e seus dependentes. Outra emenda concede isenção de PIS/Pasep e da Cofins sobre o óleo diesel e tem como objetivo principal atender a reivindicação do movimento dos caminhoneiros para diminuir os custos da categoria. Votei a favor das duas emendas, por entender que são de grande alcance social e vão beneficiar diretamente duas categorias muito importantes, mas muito desvalorizadas, não só pelos salários, mas também pelas condições de trabalho.




Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/860863190671578/?type=1&theater

O Deputado Alexandre Serfiotis vem incentivando o Esporte.


"Todos somos sabedores da importância do esporte, não só para a saúde, mas também para a socialização e para a cidadania. Esta semana, recebi em meu gabinete em Brasília, a visita do do secretário nacional de Esportes do Ministério dos Esportes, Evandro Garla. Durante o encontro, ele me passou informações sobre os vários programas mantidos pelo Ministério, como Segundo Tempo, Vida Saudável, Esporte e Lazer na Cidade e Esporte na Escola, bem como falou sobre a lei de Incentivos ao Esporte. O secretário também me informou que, infelizmente, devido aos cortes feitos no orçamento da União, a execução dos programas ficará prejudicada. Ao secretário, manifestei, não só a minha preocupação, pois o esporte evita também que adolescentes e jovens ingressem no mundo das drogas e da violência, mas também adiantei que,como deputado federal, vou procurar ações desenvolver ações que contribuam para reverter essa situação, como a apresentação de emenda parlamentar para o orçamento de 2016.", por Alexandre Serfiotis.





 

Esporte em Paty do Alferes


"O esporte, independente da modalidade, traz diversos benefícios e um deles é desenvolver o espírito de competitividade, pautado no respeito e no congraçamento. Recentemente, estive na querida cidade de Paty do Alferes, prestigiando uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Lá, tive a honra de estar com muitos amigos, como o vereador Júlio Avelino Júnior, acompanhado de sua família, e também conversar com o presidente da Confederação Brasileira de Motocross, Firmo Alves, quando pude conhecer um pouco mais sobre o trabalho da entidade e das demandas para o desenvolvimento da modalidade. Demandas que vou procurar ajudar, por meio de meu trabalho na Câmara dos Deputados. Aproveitei também para prestigiar meu sobrinho, o jovem Yuri, uma grande promessa do motocross." , por Alexandre Serfiotis



Jogos Olímpicos



"Olá amigos e amigas. No ano que vem, a cidade do Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo do planeta. Atletas de todo o mundo estarão participando da competição, num grande momento de congraçamento. Para abrigar um evento de tamanho porte, no entanto, é preciso que se invista nas mais diversas áreas, como na construção de praças esportivas, em acomodações para os atletas e turistas, em infraestrutura, em mobilidade urbana, dentre outros setores. Recentemente, eu tive a oportunidade de fazer uma visita ao comitê dos jogos olímpicos e pude ver de perto o que já foi feito, as obras em andamento e os investimentos que ainda estão por se fazer. Pude também comprovar o esforço e o empenho das autoridades para que tudo saia conforme planejado. Como deputado federal, reafirmo meu compromisso de contribuir com ações que possam fazer com que as Olimpíadas em solo brasileiro sejam realizadas com sucesso e o nosso país tenha um bom desempenho." por Alexandre Serfiotis.

 


Projetos para Porto Real


Implantação dos cursos técnicos em Resende e Porto Real. Meta de campanha.




"É preciso que se deem condições para que nossos jovens possam se qualificar profissionalmente visando não só ao ingresso, mas também à manutenção no mercado de trabalho. E um dos meios de se obter isso é através de cursos técnicos. Por isso, temos mantido contato permanente com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), na pessoa do diretor do campus de Volta Redonda, o professor Silvério Balieiro, por meio de reuniões com a equipe técnica e pedagógica do IFRJ, com o intuito de implantar novos cursos técnicos na região. O mais recente encontro do qual participei aconteceu na cidade de Porto Real, na sede da Secretaria de Educação, quando foi apresentada a possibilidade de se implantar um centro de referência em parceria com o município, permitindo assim que sejam ministrados cursos técnicos para os jovens portorrealenses. Participaram o vice-prefeito e secretário de Educação, José Roberto Pereira da Silva; e a equipe do IFRJ, representada pelo diretor Silvério Balieiro; pela diretora de ensino, Ana Paula Benfeito; pela coordenadora do curso técnico em eletrotécnica, Monique Pacheco; e pela secretária da direção, Juliana Calixto. Na ocasião, tivemos a honra de contar também com a presença do secretário de Educação de Resende, Mário de Souza Rodrigues. Em Resende, está sendo formada uma parceria entre a prefeitura e o IFRJ que também vai permitir a oferta de cursos técnicos. Estou muito otimista em relação à implantação dos cursos técnicos em Resende e Porto Real, e motivado para ajudar a levar também cursos para outros municípios da região.", por Alexandre Serfiotis.

Obras na Via Dutra




"No dia 28 de maio, tive uma audiência com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos. Na pauta, o plano de obras da agência para a Rodovia Presidente Dutra, no trecho compreendido entre as cidades de Seropédica (km 207) e Itatiaia (km 318) . Entre as obras previstas, está a recuperação, o reforço e o alargamento de pontes, viadutos, passagens inferiores e passarelas, num total de 54 obras. A BR316, mais conhecida como Via Dutra, é uma das principais rodovias do país, que liga o Rio a São Paulo e corta muitas cidades, com um intenso tráfego veículos dia e noite. As obras vão, além de melhorar as condições de acessibilidade, aumentar a segurança, tanto dos motoristas, quanto dos moradores que residem a sua margem. Aliás sobre a segurança dos pedestres, é preciso também que se aumente o número de passarelas ao longo da rodovia e vou trabalhar para que isso aconteça.", por Alexandre Serfiotis.

Reunião com setor industrial, base da economia de Porto Real.



 
"Na última segunda-feira, dia 18 de maio, tive a honra de receber em meu gabinete regional, instalado na querida cidade de Porto Real, a visita dos representantes do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, Milton Picinini Filho - gerente geral de operações da CSN; Celso Faria - gerente da MAN Latin América, e Marco Afonso Crema Lovatto - gerente da Suspensys. Na ocasião, me foi apresentado o trabalho do grupo de discussões, criado pela Firjan em 2013 e que vem tratando sobre temas fundamentais para o crescimento do setor automotivo na região, dentre eles, energia, transporte, telecomunicações e mão de obra. Diante da crise no setor industrial, é importante ressaltar que, tanto o setor empresarial, quanto o setor público e político, não estão parados, pelo contrário, como deputado federal, tenho procurando contribuir para a retomada do crescimento do setor industrial, que vai resultar na geração de empregos e de renda para a população. Exemplo disso foi a audiência que tive no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), em março deste ano, com o ministro Armando Monteiro, e da qual participaram representantes do setor automotivo, e agora esse outro encontro, que é mais um passo para vencer os desafios.", por Alexandre Serfiotis.


Minha Casa, Minha Vida em Porto Real



"A habitação é um setor que merece muita atenção e a falta de moradia um motivo de grande preocupação. Quem não sonha em ter seu próprio teto para viver com sua família, criar e educar os filhos? Nós, que somos representantes do povo, temos que buscar medidas e soluções que venham a amenizar esse problema. Recentemente, tive uma audiência no Ministério das Cidades, com a secretária nacional de Habitação Inês Magalhães. Na pauta, informações sobre o andamento dos contratos do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” para Porto Real e Barra Mansa, projetos que, sem dúvida, vão beneficiar muitas famílias.", por Alexandre Serfiotis


Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/860863190671578/?type=1&theater





Deputado Alexandre Serfiotis, do Estado Do Rio de Janeiro

O Deputado Alexandres Serfiotis é oriundo de Porto Real, RJ, uma cidade de cerca de 22 mil habitantes; no entanto foi eleito com quase 49 mil votos.

Neste pleito onde cerca de 20% dos eleitos são descendentes de ex-deputados, não considero sorte a eleição de Alexandre Serfiotis, pois o parlamentar, é um médico e politíco muito carismático. A empatia é uma qualidade que o ajudou muito durante as campanhas eleitoras, porém acredito que sua competência, seu trabalho a frente da Secretaria de Saúde de Porto Real, e principalmente, seu ânimo para o trabalho deram o "tom" na sua campanha deste pleito eleitoral.
O Candidato percorreu todo estado falando de suas metas e conseguiu muitos colaboradores.

Agora, já como Deputado Federal, as portas de seu gabinete em Brasília estão abertas aos municípios e suas necessidades. Desta forma, este Blog vem sempre noticiando as diversas visitas que tem recebido em Brasília.


Itaocara em pauta

Como já disse em outras oportunidades neste espaço, o meu gabinete em Brasília está de portas abertas para as autoridades políticas, empresariais e dos diversos segmentos da sociedade do estado do Rio de Janeiro. Esta semana, recebi mais um representante de um município fluminense, desta vez o prefeito da querida Itaocara, Gelsimar Gonzaga, que esteve acompanhado do chefe da Guarda Municipal Maxsuel Pinheiro. O prefeito veio nos apresentar demandas do município e pedir o nosso apoio para ajudar a viabilizar conquistas em prol da população. Desde já, coloco o meu gabinete à disposição no que for preciso e aproveito para agradecer ao prefeito pela visita.


Publicação de 23/05/2015, facebook do Deputado.
Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/844721832285714/?type=1&theater


Paty e Miguel Pereira em pauta

Na terça-feira, dia 26, recebi em meu gabinete em Brasília, a visita do vereador Júlio Avelino Júnior, presidente da Câmara Municipal de Paty do Alferes, que esteve acompanhado do assessor Guilherme Rosa, e do ex-vereador de Miguel Pereira, Joel Rocha. O grupo veio tratar de questões relacionadas ao Hospital Santo Antônio da Estiva, que é mantido pela Fundação Miguel Pereira. Em abril, eu fiz uma visita ao hospital e pude conhecer de perto o belo trabalho desenvolvido pelos profissionais no atendimento aos moradores das cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes. Às autoridades e moradores das duas cidades, reafirmo o meu compromisso de trabalhar para que recursos sejam liberados para esta importante unidade médica. Da mesma forma, reforço também a importância que têm os hospitais mantidos pelo poder público e filantrópicos e da necessidade de se dar condições para que o trabalho de atendimento à população seja bem realizado.



Publicação de 23/05/2015, facebook do Deputado.
Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/860863190671578/?type=1&theater



Macuco em Pauta

Estiveram esta semana em meu gabinete em Brasília o prefeito da querida cidade de Macuco, Félix Lengruber, e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Frank Lengruber. Os dois foram compartilhar comigo o projeto de tornar o Hospital Municipal, conhecido como Casa do Parto, um centro de referência de oftalmologia para os 16 municípios da região. Na ocasião, os dois representantes da cidade também me apresentaram algumas demandas não só para o hospital, mas também para toda a área de saúde do município. Aproveito para agradecer ao prefeito e ao vereador pela visita e reafirmar meu compromisso de contribuir no que for possível para que as demandas sejam viabilizadas, beneficiando assim a população macuquense.


Publicação de 31/05/2015, facebook do Deputado.
Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/847727478651816/?type=1&theater



Resende em pauta

Quero deixar aqui registrado, aos meus amigos e amigas do face, o encontro que tive no dia 09 de junho, em meu gabinete em Brasília, com o vereador Joaquim Romério, da querida cidade de Resende. Na ocasião, o parlamentar resendense me apresentou várias demandas na área da educação e me pediu o apoio para que as mesmas possam ser viabilizadas.Quero agradecer ao vereador pela visita, e, desde já, assumir o compromisso de trabalhar para que as demandas apresentadas possam ser obtidas, pois vão contribuir diretamente para com a a educação escolar das crianças, adolescentes, jovens e adultos.


Publicação de 14/06/2015, facebook do Deputado.
Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/856132634477967/?type=1&theater



Os encontros que venho tendo com prefeitos, vereadores e representantes dos mais variados segmentos da sociedade em meu gabinete em Brasília têm contribuído muito para o meu trabalho como deputado federal, pois me põem a par das necessidades de cada município e, com isso, me permitir desenvolver ações em benefício dos cidadãos e cidadãs. Esta semana, dentre as visitantes estavam os vereadores da querida cidade de Resende Stênio, (Francisco Aguiar Cunha) Davi 10 (Davi Manoel de Jesus) e Tivo (Silvio da Fonseca). Durante encontro, os parlamentares resendenses me apresentaram demandas para os setores da saúde e cultura e projetos na área social que, sem dúvida, vão trazer muitos benefícios para a população resendense.

Publicação de 29/05/2015, facebook do Deputado.
Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/847744895316741/?type=1&theater





Encontro com secretárias de Saúde

Na semana passada, recebi em meu gabinete em Brasília, a visita da secretária de Saúde de Piraí e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS), Maria da Conceição de Souza Rocha, e da secretaria de saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães. Na reunião, foram tratados vários assuntos ligados à área, especialmente o Hospital Regional de Volta Redonda, para o qual as secretárias me pediram que apresente emenda ao Orçamento da União para equipar a unidade. As secretárias também me pediram que viabilizasse uma audiência com o ministro de Saúde para falar acerca do hospital, que vai ser muito importante para a região.


Publicação de 22/06/2015, facebook do Deputado.
Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis/photos/a.541426585948575.1073741827.539267906164443/860863190671578/?type=1&theater

 
 
 
 
 

 
 
 
Nos 100 dias da CSSF - por Alexandre Serfiotis

A  Comissão de Seguridade Social e Família está completando 100 dias deste ano de trabalho em 2015.

Temos motivos para comemorar a participação do Deputado Alexandre Serfiotis nesta comissão, sempre priorizando o bem estar do povo brasileiro e sua preocupação com lisura de todos os projetos que envolvem a Saúde Brasileira.

Vamos ver alguns trechos da participação do Deputado Alexandre Serfiotis, na manhã de hoje, 24/06/2015, na sessão deliberativa da CSSF.

A luta pela qualidade de atendimento de saúde no Brasil é árdua, mas sabemos que nosso deputado não foge a luta.


 
 


Ainda nesta sessão, falando sobre Aleitamento Materno. Sim, é preciso lei para autorizar a ação em público.

 
 

Mais uma participação do Deputado Alexandre:

 

Simpósio de Saúde - Foi Um Grande Acontecimento!

 
Conforme o cartaz especificou muito bem, a Saúde é um Direito de todos e um Dever do Estado. Mas, infelizmente, não é assim que tem sido no nosso país.

 
O Simpósio foi um grande passo para resolução deste problema brasileiro.
O nosso Deputado Alexandre Serfiotis, teve participação relevante, coordenando no Simpósio Nacional de Saúde, o debate sobre Financiamento - Pacto Federativo, Novas Fontes. Um espaço para os avanços que o SUS precisa. Como debatedores tivemos:
1. Ana Paula Menezes - Secretária Executiva/MS
2. Ronald Ferreira dos Santos - Coordenador Nacional do Movimento Saúde +10
3. Wilson Alecrim - Presidente do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde).
4. José Fernando Casquel Monti - Presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde)
5. Carlos Ocké - economista, doutor em saúde coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pós-doutorado pela Yale School of Management (New Haven, EUA). Técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e consultor do Isags - Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Unasul - União de Nações Sul-Americanas)

 
Em 18 de junho, o Deputado Serfiotis publicou em seu facebook:
 
"Um assunto da maior importância está acontecendo em Brasília nesta semana sem que a grande imprensa tenha dedicado muita atenção. Estou falando do Simpósio Nacional de Saúde, uma realização da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, que reúne as maiores autoridades brasileiras no assunto com objetivo de encontrar as soluções para os graves problemas que afetam a saúde pública no nosso país.
Como deputado e vice-presidente da CSSF participei da abertura do encontro, junto com o Ministro Artur Chioro. Ele fez um alerta sobre as decisões judiciais determinando que o SUS pague por tratamento ainda considerados experimentais, uma prática comum que afeta o equilíbrio financeiro de todo o sistema.
Hoje os debates prosseguem e terei a responsabilidade de conduzir o tema Financiamento: Pacto Federativo e Novas Fontes, um tema polêmico e crucial para o nosso país. As conclusões do Simpósio serão encaminhadas à Conferência Nacional de Saúde, a mais alta instância de definição das políticas públicas de saúde.
Vamos acompanhar toda esta trajetória para garantir que as decisões tomadas alcancem o dia-a-dia de milhares de brasileiros enfermos que merecem um atendimento médico digno e de qualidade."

Fonte: https://www.facebook.com/alexandreserfiotis?fref=ts
 
Assista abaixo seu pronunciamento na abertura do Simpósio Nacional de Saúde.