segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Novidades do Facebook do Deputado Alexandre Serfiotis

 

 #Miracema - Telefonia móvel rural



Esta semana, recebi em meu gabinete em Brasília, a visita do prefeito da querida cidade de Miracema, Juedyr ORSAY, que me foi apresentar algumas demandas para o município. Uma delas refere-se à ampliação da telefonia móvel para a área rural. Na ocasião, informei ao prefeito que recebi recentemente informação por meio de ofício da operadora TIM Telefonia Móvel, a partir de solicitação apresentada por mim, de que o serviço está preste de ser iniciado, com ativação prevista para o mês de setembro deste ano, atendendo o distrito de Paraíso do Tobias. Sem dúvida, trata-se de uma grande conquista, que vai beneficiar diretamente os moradores, especialmente as escolas públicas da área rural. Aproveito para agradecer ao prefeito pela visita e me colocar à disposição no que for preciso para o desenvolvimento de Miracema e em prol da população.


Alexandre Serfiotis é eleito para compor Comissão que vai analisar mais recursos para saúde




O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) foi eleito para ocupar a 2ª Vice-Presidência da Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados que analisará a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 001-A, de 2015, que dispõe sobre o valor mínimo a ser aplicado anualmente pela União em ações e serviços de saúde. Serfiotis integra a Mesa na companhia dos deputados Geraldo Resende (PMDB-MS), presidente; Osmar Terra (PMDB-RS), 1º Vice-Presidente e Marcus Pestana (PSDB-MG), 3º vice-presidente. A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), será a relatora.

As Comissões Especiais têm a finalidade de analisar proposições em situações especiais ou oferecer estudos sobre temas específicos. As propostas que visam alterar a Constituição são sempre objeto de apreciação por Comissão Especial.

A PEC 001/2015 propõe alterar o artigo 198 da Carta Magna para prever que o valor mínimo aplicado em saúde pela União ocorra de forma escalonada em cinco exercícios, iniciando com 15%, e prosseguindo com 16%, 17%, 18% e 18,7%. O autor é o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) e foi subscrita também pelo deputado Alexandre Serfiotis, que destacou a importância de se garantir mais recursos para a área da saúde. “Melhorar a qualidade do serviço público de saúde, oferecido à sociedade não se restringe apenas ao financiamento, há outros fatores, como melhoria da competência da gestão, do combate à corrupção, entre outros, mas não há dúvida de que mais recursos são absolutamente necessários, e a União está com uma participação muito pequena na divisão dos investimentos em saúde. Estados e municípios estão sobrecarregados, arcando com a maior porcentagem de gastos. O aumento gradativo do valor mínimo aplicado pela União anualmente na saúde contribuirá para melhorar a situação. A comissão da PEC 001 promoverá audiências públicas com os setores envolvidos no setor da saúde, governamentais e não governamentais, e a relatora apresentará um parecer que será debatido e votado pela Comissão e depois levado a Plenário", disse Alexandre.



 O deputadoAlexandre Serfiotis foi um dos coordenadores do grupo de trabalho criado pelos Ministros da Saúde e da Educação

O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) foi um dos coordenadores do grupo de trabalho criado pelos Ministros da Saúde e da Educação para reescrever o Decreto que cria o Cadastro Nacional de Especialistas Médicos. A atuação do Deputado Serfiotis na comissão de Seguridade Social e família e como relator da Subcomissão da Carreira Médica, além de sua capacidade de articular os segmentos representativos do setor da saúde, em especial as entidades médicas, foi fundamental para a criação do grupo para analisar as mudanças a serem realizadas no Decreto 8497/2015, que será revogado quando da publicação do novo texto.

“É uma honra, mas também uma grande responsabilidade, principalmente porque estou ainda no início do primeiro mandato. Mas minha experiência como gestor e o fato de ser médico e estar sempre em contato com as entidades da categoria foram fatores que somaram para que eu fosse convidado, além da reunião que tive com o Ministro da Saúde no último dia 12 de agosto, quando apresentei as demandas da AMB - Associação Médica Brasileira e CFM - Conselho Federal de Medicina", declarou o deputado sul fluminense.

Serfiotis tem priorizado, entre outras ações, a luta pela melhoria da qualidade e aumento de investimento público na formação médica. Segundo ele, é fundamental que se estabeleçam as prioridades de abertura e de ampliação de vagas em medicina a partir de critérios transparentes e acordados com as entidades. “O aumento de vagas deve vir acompanhado de aprimoramento e qualificação, pois o objetivo maior é qualidade de atendimento prestado à sociedade, aos usuários do sistema de saúde”, concluiu.

Na terça feira, 26/8, o texto final do novo decreto que cria o Cadastro Nacional de Especialistas foi concluído, em acordo firmado entre o Governo, as entidades médicas e os parlamentares que intermediaram a negociação, e deve ser publicado em até 15 dias.
 




#Fé - Momento de graça


Em meio ao trabalho do dia a dia, nunca podemos nos esquecer daquele que nos concedeu o dom da vida: Deus. Por isso, é fundamental que disponibilizemos momentos de nossa vida para agradecermos ao Pai Celestial pelas graças alcançadas e também por tudo que nos permite trabalhar em prol de cada cidadão e cidadã. Momentos como o culto organizado pela Frente Parlamentar Evangélica, na última quarta-feira, dia 26, no auditório Nereu Ramos, com a presença do pastor Gilmar Santos e da cantora Aline Barros, e que tenho a alegria de compartilhar com todos vocês, amigos e amigas do face.

 

 

 

#Saúde - Em defesa dos direitos das pessoas com doenças raras.


O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) esteve reunido com o Senador Romário Faria (PSB-RJ) confirmando a parceria na luta em defesa dos direitos das pessoas com doenças raras.

Os parlamentares atuam, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, por meio das Comissões temáticas, e junto ao Ministério da Saúde, para melhorar as condições de atendimento a essa parcela da população no Sistema Único de Saúde.






 

  #CPI - Maus-Tratos de Animais - Serfiotis quer investigar casos de maus-tratos a animais de carga.


O deputado Alexandre Serfiotis (RJ) quer investigar o tratamento dado aos animais utilizados para transporte de carga, as famosas carroças. Sua sugestão, apresentada por meio do Requerimento 29/15, foi incluída, nesta terça-feira (25), no plano de trabalho da CPI que apura casos de maus-tratos a animais.

De acordo com o parlamentar, além do excesso de peso que carregam, esses animais ficam vulneráveis a diversas doenças. “Eles têm propensão alta para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que rompe os alvéolos pulmonares, já que passam o dia respirando monóxido de carbono expelido pelos carros. Além disso, o casqueamento (aparar o casco) e o ferrageamento (colocação das ferraduras) inadequados interferem em toda a estrutura óssea e na musculatura, causando dores intensas.”

Em defesa de sua sugestão, Serfiotis relatou que as torturas também são uma constante na vida desses animais. “Por vezes os responsáveis por eles os submetem a medidas extremas, como o vazamento do olho esquerdo, prática usada para domá-los, e isso é feito até com substâncias abrasivas”, complementou.

#AlexandreSerfiotis #EmDefesaDosAnimais

Jornalista: Carola Ribeiro
 



 

#Saúde - Controle do tabagismo


Olá amigos e amigas do face. Todos nós somos sabedores dos males que o cigarro faz à saúde. Por isso, é importante que novas medidas sejam tomadas a fim de controlar o tabagismo. Por isso, quero compartilhar com todos vocês a campanha que está sendo promovida pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) e que, inclusive, fez referência ao Projeto de Lei 1.744/2015, que obriga a padronização das embalagens dos produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, comercializados no país. Projeto do qual sou um dos autores e que têm como objetivo impedir a promoção e o incentivo do consumo de um produto notoriamente danoso à saúde com risco de doenças e mortes. Segundo pesquisas, 74% da população brasileira acredita que exposição dos cigarros em padarias, supermercados e bares influencia a iniciação de crianças e adolescentes, enquanto que 64% dos entrevistados são favoráveis à opinião de que os cigarros devem ficar escondidos da visão do público em geral. Se levarmos em contar que as embalagens de cigarro são expostas nesses locais de venda ao lado de balas, chocolates e outros produtos de bomboniére, que são destinados prioritariamente ao público infanto-juvenil, isso pode promover uma aceitação e um contexto social favorável à expansão do consumo dos produtos de tabaco.

Saiba mais: www.alexandreserfiotis.com.br/padronizacao-embalagem-fumigenos.html
Campanha ACT: www.alexandreserfiotis.com.br/wa_files/QScan08182015_153050_20TABAGISMO.pdf






Fico feliz em contribuir para uma legislatura na qual a Câmara dos Deputados não se omite mais diante dos temas relevantes para a sociedade. Nesta semana, por exemplo, aprovamos em segunda votação a redução da maioridade penal, que agora será apreciada no Senado.

É importante destacar que a redução se aplica aos casos de crimes hediondos – como estupro e roubo seguido de morte – e também para homicídio doloso (com intenção de matar) e lesão corporal seguida de morte. Os menores acima de 16 anos que cometerem estes crimes cumprirão pena em uma instituição distinta do sistema penitenciário e da atual Fundação Casa para menores infratores.

Com estas condições votei com segurança pela aprovação da Lei. Como a grande maioria da população, 87% segundo as pesquisas, entendo que do jeito que está não pode ficar. Não podemos continuar passando a mão na cabeça de jovens criminosos que cometem verdadeiras atrocidades todos os dias. Não tenho a ilusão de que a redução da maioridade será suficiente para reduzir a criminalidade, mas acredito que a sociedade tem o direito de se defender. 






#SulFluminense | Melhorias na Via Dutra


 

 A Via Dutra é uma das mais importantes rodovias do país. Diariamente, milhares de veículos transitam pela estrada, sendo boa parte formada de caminhões, responsáveis pelo transporte da produção brasileira. E a cada ano, aumenta o fluxo de veículos, resultado do crescimento das cidades cortadas pela rodovia e da implantação de novas indústrias. Apesar dos investimentos feitos pela concessionária, ainda é preciso mais melhorias, como a construção de passarelas e de novos acessos, especialmente para os novos parques industriais implantados nos últimos anos ou que estão sendo construídos. Como deputado, tenho procurado, por meio de minhas ações, buscar atender as demandas. Na semana passada, por exemplo, tive uma reunião com os senhores Carlos Henrique Rocha e Humberto Filho, relações institucionais da CCR, empresa que detém a concessão da Via Dutra. Dentre outros assuntos tratados, está o plano de obras para a Via Dutra e se ele contempla a melhoria dos acessos às indústrias, facilitando assim o abastecimento e o escoamento da produção.

 

 

Os amigos e amigas que me acompanham aqui no facebook sabem que gosto de deixar registrado os “dias comemorativos”, como forma de chamar a atenção para temas e atividades importantes para a sociedade. Desta vez vou pedir licença para fazer uma saudação em causa própria. Afinal, hoje é Dia do Cardiologista, minha profissão e a de muitos colegas com quem trabalhei e estudei.

Também merecemos uma data especial, não é verdade? Para chegar lá foram muitos anos de dedicação e aprendizado. No dia-a-dia cuidamos do órgão vital do corpo humano e aquele que mais riscos corre. Por outro lado, frequentemente temos aquela sensação maravilhosa de se perceber salvando vidas e orientando as pessoas para uma melhora verdadeira na qualidade de vida.

Por isso, além de felicitar os colegas de profissão, desejo que o Dia do Cardiologista seja também uma oportunidade para uma reflexão de cada um de vocês, sobre a saúde do seu coração. Como se sabe, obesidade, sedentarismo e tabagismo são nossos grandes inimigos. Que tal aproveitar este dia especial para adotar práticas saudáveis e cuidar um pouco mais dos nossos corações? Eu e meus colegas vamos ficar muito felizes com esta homenagem.

 

 

 

Tenho uma responsabilidade na Câmara dos Deputados que toca no coração de muitas pessoas e no meu também. Faço parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais e fui designado pelo líder do meu partido como membro titular da CPI que investigará os Maus Tratos Contra Animais, que apura denúncias deste tipo de crime em todo território nacional. Infelizmente esta é uma realidade que atinge animais domésticos, como cães e gatos, de trabalho, como equinos e bovinos e até mesmo animais silvestres, vítimas do contrabando internacional das nossas espécies nativas.

Como se vê, temos muito trabalho pela frente, mas alguns avanços importantes já começaram a aparecer. Acompanhado da apresentadora de tv e ativista da defesa dos animais Luisa Mell, nesta semana conseguimos o compromisso do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, de colocar em votação este ano dois projetos importantes: a proposta que proíbe a eutanásia em animais sadios pelos centros de zoonoses e a política nacional de castração animal.

Da minha parte, vou atuar para que este assunto sensibilize cada vez mais a nossa sociedade e que os culpados por maus tratos sejam punidos exemplarmente.

  

 

Alexandre Serfiotis trabalha por projetos habitacionais para a região



O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ), esteve, recentemente, na Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades em busca de informações sobre o andamento de projetos habitacionais para Barra Mansa e Porto Real. O parlamentar fluminense foi recebido pelo chefe de gabinete da secretaria, Tarcísio Bastos Cunha, e os analistas Antônio Wladimir Moura Lima e Diego Pinto Macedo, e ouviu deles excelentes notícias acerca do projeto Minha Casa, Minha Vida para as duas cidades.

O projeto de Porto Real prevê a construção de 35 unidades habitacionais e, segundo informações passadas pela equipe do Ministério das Cidades, já foi homologado e está sendo agora encaminhado à Caixa Econômica Federal, que tão logo receba, vai informar ao município para que o mesmo inicie o processo licitatório.

No caso do Minha Casa, Minha Vida de Barra Mansa, que se encontra na fase 3, o chefe de gabinete informou que vai analisar o projeto para ver se existe alguma pendência e dar o andamento. “O Projeto Minha Casa, Minha Vida caracteriza-se pela sua grande dimensão social e beneficia diretamente famílias de baixa renda. É a concretização do sonho da casa própria. Como deputado, assumi o compromisso junto às prefeituras das duas cidades de trabalhar para que os projetos saiam do papel e se tornem realidades. E estamos próximos de ver isso acontecer”, disse o deputado.

  

 

Saúde em Valença


Amigos e amigos do face, especialmente você, que é morador da querida cidade de Valença. Recebi em meu gabinete em Brasília a visita do assessor da secretaria de saúde do município de Valença, Leonardo Magalhães Teixeira, que veio saber informações acerca dos processos de habilitação e custeio para implantação de quatro novos Leitos de UTI II e do serviço de Traumatologia e Ortopedia de alta complexidade do Hospital Escola Luiz Gioseffi Januzzi . Tal demanda vem sendo acompanhada de perto por mim e minha equipe, inclusive no próximo dia 20 teremos uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde para dar continuidade aos processos visando publicação das portarias que vão beneficiar o hospital e a população valenciana. 



Alexandre Serfiotis trabalha por mais investimentos para universidades públicas


Este semana, o deputado ser reuniu, em seu gabinete em Brasília, com o diretor-geral do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPMG/UFRJ, Edimilson Migowski, que foi apresentar o Plano de Reestruturação e Ampliação do IPPMG.

O deputado destacou a importância da universidade e disse que não medirá esforços visando atender as demandas apresentadas. “A educação é um direto de todos e é dever dos órgãos governamentais dar condições para que ela seja oferecida de forma plena. As instituições de ensino superior, especialmente as públicas, precisam de investimentos para que possam desenvolver seu trabalho, como as pesquisas, por exemplo, que são muito importantes para o desenvolvimento da nação”, disse o deputado.
 




Segurança pública


A segurança pública é uma das áreas que merece muito a atenção em nosso país. E garantir a segurança dos cidadãos e cidadãs passa pela implementação de políticas públicas e ações eficazes. Como deputado federal e representante do povo tenho procurado participar e apoiar todas as iniciativas que possam reverter em melhorias para o setor. Na semana passada, por exemplo, participei de uma reunião na querida cidade de Porto Real em que o assunto foi muito debatido. É preciso que haja um esforço conjunto, pois investir em segurança não é só ampliar o número de policiais nas ruas, tornar as leis mais rígidas, mas também investir em educação, no social e na geração de emprego. Por isso, todo debate que envolva autoridades do setor e a sociedade é válido e pode me convidar que farei o possível para estar presente. 






Sem o advogado não há justiça. Esta antiga profissão é tão importante que se confunde com a própria história das leis e da civilização. Nos dias de hoje a importância dos advogados é indiscutível para proteger os direitos essenciais dos cidadãos. Nós, parlamentares, que fazemos as leis, somos apenas uma parte desta engrenagem que se completa e potencializa com milhares de profissionais do direito por todo o país.

Por isso neste dia 11 de agosto, data da criação em 1827 das primeiras faculdades de direito do país em São Paulo e Olinda, também comemoramos o Dia do Advogado. Nada mais justo que homenagear todos aqueles, que fazem deste ofício um instrumento indispensável para nossa democracia. Parabéns!
 





Jorge é meu exemplo de todos os dias. Ao seu lado, não há como esmorecer, fraquejar ou desistir. Sua energia contagiante nos leva a seguir em frente, sem medo. Mesmo depois de algumas primaveras, a vitalidade continua sendo sua grande marca. Com entrega e sacrifício, meu pai me faz acreditar sempre que é possível chegar lá.

Por conta de um desses sonhos alcançados, hoje não podemos estar próximos diariamente. Cada um na sua correria, ainda assim não me lembro de ter passado um único dia em Brasília sem seu apoio e incentivo. A qualquer hora do dia e da noite está pronto a orientar meus caminhos, como faz desde as minhas mais remotas lembranças.

Hoje, levar adiante seu exemplo, de homem público e de ser humano, é minha grande responsabilidade. Acolher ao próximo e aos meus filhos queridos do mesmo jeito que você sempre me acolheu.
 




Visitando Valença, sempre dando apoio aos valencianos.


 

 Atento aos resendenses

Recebi em meu gabinete os amigos Naldão e Juca do Unidos do Surubi, de Resende, conversamos sobre o apoio ao projeto que faz um grande trabalho de inclusão social e já beneficia 250 crianças da comunidade. Esta iniciativa também merece muito a nossa ajuda.

 

 

Em reunião com o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Christino Áureo, conversamos sobre a realidade dos produtores rurais e encaminhei diversas solicitações que tenho recebido nos municípios.

#AlexandreSerfiotis #Agricultura #Pecuária





Aproveitei o recesso parlamentar do mês de julho para colocar em dia a agenda de encontros com lideranças políticas e comunitárias para reforçar nosso compromisso com a região.

Uma dessas visitas que recebi, juntamente com meu pai Jorge Serfiotis, foi da prefeita de Rio das Flôres, Dra. Soraia Graça, que nos transmitiu algumas demandas importantes do município junto ao governo federal.
 

 

 

 

Porto Real agora tem um polo regional avançado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, inicialmente com uma turma de 50 alunos, que farão o curso de técnico em segurança do trabalho gratuitamente por dois anos, na modalidade semi-presencial. O deputado federal Alexandre Serfiotis comemorou mais esta conquista para Porto Real. "Capacitação é sinônimo de crescimento e geração de emprego. Não estamos de braços cruzados. Estou muito feliz em contribuir com Porto Real nesta parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Desejo a todos os alunos que daqui a dois anos estejam com o diploma na mão e capacitados para uma vaga de trabalho", disse o deputado federal Alexandre Serfiotis.







Visitas às indústrias






 Alexandre Serfiotis: “Nosso trabalho está apenas no início”


 
 “Nosso trabalho está apenas no início. Não tenho dúvidas de que outras conquistas virão para o nosso estado”. A afirmação é de deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) ao comemorar a autorização por parte do Ministério das Cidades, de R$128,7 milhões para serem investidos em obras de saneamento básico nas cidades de Angra dos Reis e Barra Mansa, resultado de seu trabalho junto ao Governo Federal e às prefeituras dos dois municípios. As assinaturas dos convênios foram feitas em atos realizados na sexta-feira, dia 17, nos dois municípios, e reuniram o Ministro das Cidades Gilberto Kassab, o governador Luiz Fernando Pezão, os prefeitos das duas cidades, Conceição Rabha (Angra dos Reis) e Jonas Marins (Barra Mansa), e o parlamentar fluminense.

O município de Angra dos Reis foi contemplado com R$39,5 milhões. O valor é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Saneamento) e será aplicado na execução da “Bacia A“ do Sistema de Esgotamento Sanitário de Mambucaba e no Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila Histórica, com a construção de 43 quilômetros de redes coletoras, de três estações elevatórias e de duas estações de tratamento de esgoto, Cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas com tão importante conquista. “As conquistas não param por aqui. Vou continuar trabalhando dia e noite, de forma incansável, para atrair mais investimentos não só para Angra dos Reis, mas também para as cidades que integram a região da Costa Verde, como Paraty e Mangaratiba, e também Rio Claro”, disse, confiante, o deputado.

Para Barra Mansa, serão destinados R$89,2 milhões, também provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Saneamento) e que serão utilizados para ampliação dos sistemas de saneamento nas bacias 1, 2, 3 e 7. O pacote de obras vai ampliar a capacidade de tratamento de esgoto da cidade e implementar a rede separadora nas bacias, composta pela construção da estação de tratamento de esgoto, de 3,5 quilômetros de rede coletora, de 35 estações elevatórias, de 15,1 quilômetros de linhas de recalque e ligações prediais. Dezenas de milhares de cidadãos e cidadãs barramansenses serão beneficiadas com as obras. “Essa conquista é, com certeza, apenas a primeira de muitas que virão não só para a cidade de Barra Mansa, mas também para outras cidades da região, como Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que há 20 anos conviviam com promessas e não tinham alguém que as representasse de fato na esfera nacional, no caso específico na Câmara dos Deputados”, declarou.

O deputado destacou a importância do bom relacionamento com o Governo Federal e das parcerias para a obtenção de investimentos para os dois municípios fluminenses. “Afirmei durante minha campanha que seria um defensor do povo fluminense em Brasília e, em pouco mais de cinco meses de mandato, tenho procurado honrar esse compromisso. Essas conquistas são resultado das nossas ações na Câmara dos Deputados e junto ao Governo Federal e, mais ainda, das parcerias que têm sido formada entre os governos municipais, estadual e federal. Parcerias que não têm sigla partidária nem interesses políticos, apenas a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o deputado, aproveitando para agradecer ao Ministro das Cidades Gilberto Kassab, pela liberação dos recursos. “Nestes poucos meses de mandato, já perdi a conta das vezes em que fui recebido pelo ministro Gilberto Kassab. Em todas as audiências, o ministro se mostrou não só muito atencioso em ouvir nossos pedidos em prol do povo fluminense, mas também em procurar atendê-los”, agradeceu o parlamentar.




BarraMansa‬ - Reunião em Amparo
No último dia 21, fui até o distrito de Amparo (BM) a convite dos moradores para participar de uma reunião muito proveitosa, pois pude ouvir da comunidade local pedidos de benfeitorias para as mais diversas áreas, como a reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, melhorias na telefonia celular e telefonia fixa e a construção de creche, dentre outras. Assumi o compromisso junto aos moradores de levar as demandas apresentadas ao prefeito de Barra Mansa e meu amigo Jonas Marins, bem como à concessionária do serviço de telefonia, para viabilizar a realização das melhorias. Aproveito para agradecer aos moradores do querido distrito de Amparo, pela acolhida e hospitalidade, e reafirmar meu apoio e meu empenho em prol de benefícios para a localidade.

 

Inauguração de Obras em Itatiaia 

Veja como atuou o Deputado Alexandre Serfiotis

Relembre o que saiu na mídia neste mês de agosto.


Diário do Vale (06/08), A Voz da Cidade (06/08), PMPR Online (05/08) e Nosso Jornal BM Online (06/08)

PSA discute projetos de expansão com deputado Alexandre Serfiotis






Porto Real –  O secretário de Governo de Porto Real, Augusto Serfiotis e o deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) visitaram a fábrica da PSA Peugeot Citroën, onde foram recebidos pelo diretor industrial Eduardo Chaves. O secretário afirmou que existe muita preocupação do atual governo em relação a crise que assola o país.

— A visita é um convite da direção da fábrica para conhecermos novos investimentos da montadora e é de grande importância, pois estamos em busca da geração de empregos para os trabalhadores de Porto Real, além de aumentar a arrecadação, que certamente será convertida em benefícios sólidos para o município — explicou Augusto Serfiotis.

Augusto Serfiotis e o deputado federal Alexandre Serfiotis assistiram inicialmente a uma apresentação corporativa sobre o Grupo PSA e percorreram, em seguida, as linhas de produção dos setores da Chaparia – onde é feita a soldagem da carroceria do veículo – e da montagem de todos os elementos e peças dos automóveis.

O deputado federal e o secretário ficaram impressionados com a nítida evolução da planta brasileira da PSA Peugeot Citroen. Reconheceram que a fábrica atualmente está mais moderna e com tecnologia avançada em seus processos, o que garante mais qualidade para os clientes.

Desde o lançamento do Plano Back in the Race (ou De Volta para a Corrida), lançado pelo presidente mundial da PSA, Carlos Tavares, todas as fábricas do grupo têm se lançado em iniciativas que permitem à empresa melhorar toda a sua cadeia de valor.

— Temos trabalhado fortemente para eliminar áreas não utilizadas e equipamentos desativados, com o intuito de utilizar esses espaços para trazer nossos fornecedores estratégicos para perto de nós — afirmou Eduardo Chaves.

Augusto Serfiotis trouxe a boa notícia que a PSA Peugeot Citroën deverá disponibilizar em breve um espaço de 650 mil m2 de terreno junto à fábrica para vinda de mais fornecedores.

“O anúncio nos deixa otimistas, porque mostra que estamos na contramão da crise. No último sábado, por exemplo, colocamos 50 alunos na sala de aula no curso gratuito de Técnico de Segurança de Trabalho. Estamos investindo e capacitando nossos profissionais para disputarem uma vaga no mercado automotivo”, concluiu o secretário.

O deputado federal Alexandre Serfiotis comemorou mais esta conquista para Porto Real e fez questão de parabenizar a iniciativa da direção da montadora. Serfiotis também enfatizou a importância da capacitação para que o mercado de trabalho.

“Capacitação é sinônimo de crescimento e geração de emprego. Não estamos de braços cruzados. Estou muito feliz em contribuir com Porto Real nesta parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Estive na aula inaugural do curso de Técnico de Segurança de Trabalho e desejo a todos os alunos que daqui a dois anos estejam com o diploma na mão e capacitados para uma vaga”, disse Alexandre Serfiotis.

A expansão da fábrica traz com ela a geração de mão de obra e mais volume de automóveis, assunto que também foram discutidos com o deputado federal e o secretário. “Isso fará com que o fluxo de caminhões na Avenida Renato Monteiro aumente bastante, o que reforça a necessidade de uma parceria entre as diferentes esferas de governo no planejamento da expansão deste acesso, assegurando o crescimento sustentável da região”, concluiu Eduardo Chaves.





Jornal Aqui Online (07/08)

Serfiotis comemora liberação de verbas para saneamento em Barra Mansa

“Nosso trabalho está apenas no início. Não tenho dúvidas de que outras conquistas virão para o nosso estado”. A afirmação é de deputado federal, Alexandre Serfiotis (PSD-RJ), ao comemorar a autorização por parte do Ministério das Cidades, de R$128,7 milhões para serem investidos em obras de saneamento básico nas cidades de Angra dos Reis e Barra Mansa, resultado de seu trabalho junto ao Governo Federal e às prefeituras dos dois municípios. O município de Angra dos Reis foi contemplado com R$39,5 milhões, oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Saneamento), e serão aplicados na execução da “Bacia A“ do Sistema de Esgotamento Sanitário de Mambucaba e no Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila Histórica, com a construção de 43 quilômetros de redes coletoras, de três estações elevatórias e de duas estações de tratamento de esgoto, Cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas com tão importante conquista. “As conquistas não param por aqui. Vou continuar trabalhando dia e noite, de forma incansável, para atrair mais investimentos não só para Angra dos Reis, mas também para as cidades que integram a região da Costa Verde, como Paraty e Mangaratiba, e também Rio Claro”, disse, confiante, o deputado. Para Barra Mansa, serão destinados R$89,2 milhões, também provenientes do PAC 2, e que serão utilizados para ampliação dos sistemas de saneamento nas bacias 1, 2, 3 e 7. O pacote de obras vai ampliar a capacidade de tratamento de esgoto da cidade e implementar a rede separadora nas bacias, composta pela construção  da estação de tratamento de esgoto, de 3,5 quilômetros de rede coletora, de 35 estações elevatórias, de 15,1 quilômetros de linhas de recalque e ligações prediais.  Dezenas de milhares de cidadãos e cidadãs barramansenses serão beneficiadas com as obras. “Essa conquista é, com certeza, apenas a primeira de muitas que virão não só para a cidade de Barra Mansa, mas também para outras cidades da região, como Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que há 20 anos conviviam com promessas e não tinham alguém que as representasse de fato na esfera nacional, no caso específico na Câmara dos Deputados”, declarou. O deputado destacou a importância do bom relacionamento com o Governo Federal e das parcerias para a obtenção de investimentos para os dois municípios fluminenses. “Afirmei durante minha campanha que seria um defensor do povo fluminense em Brasília e, em pouco mais de cinco meses de mandato, tenho procurado honrar esse compromisso. Essas conquistas são resultado das nossas ações na Câmara dos Deputados e junto ao Governo Federal e, mais ainda, das parcerias que têm sido formada entre os governos municipais, estadual e federal. Parcerias que não têm sigla partidária nem interesses políticos, apenas a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o deputado, aproveitando para agradecer ao Ministro das Cidades Gilberto Kassab, pela liberação dos recursos. “Nestes poucos meses de mandato, já perdi a conta das vezes em que fui recebido pelo ministro Gilberto Kassab. Em todas as audiências, o ministro se mostrou não só muito atencioso em ouvir nossos pedidos em prol do povo fluminense, mas também em procurar atendê-los”, agradeceu o parlamentar.





Tribuna da Região (11/08)

Paracambi comemorou seus 55 anos de Emancipação Político-Administrativa







Tribuna da Região (11/08)

Andréa do Dilino usa recesso para ver andamento de melhorias em Itatiaia








PSD Câmara Online (11/08)

Frente parlamentar consegue acordo para transferência do leão Dengo

Os deputados Ricardo Izar (SP) e Alexandre Serfiotis (RJ) comemoraram acordo firmado, nesta terça-feira (11), com o Governo do Distrito Federal (GDF), para a transferência do leão Dengo do Zoológico de Brasília para o Rancho dos Gnomos, em São Paulo. O animal tem idade avançada e sofre de Aids felina. Além disso, está confinado em um espaço inadequado para o seu porte e cuidados necessários desde 2011.

“A transferência depende agora apenas de documentação, que deve ser enviada para o GDF ainda esta semana. Dengo merece um resto de vida digno e vamos continuar trabalhando até que isso aconteça efetivamente. Além disso, queremos que casos semelhantes sejam solucionados pela CPI que investigará casos de maus-tratos animais”, afirmou Izar que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais na Câmara.

Serfiotis, que também integra a frente, considera que casos como esses não podem ficar impunes. “O ser humano precisa respeitar todos os animais, independente de seu porte. Precisamos aprender mais com a lealdade, a bondade e a fidelidade dos bichos.”

O vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, responsável por conseguir o acordo, explicou que procedimentos burocráticos impediram, até o momento, a transferência do leão. “Resolvida essa questão e assim que recebermos toda a documentação necessária, o animal será liberado para ser transportado com saúde e segurança.”
Os responsáveis pelo rancho garantiram arcar com as despesas.
 
 
 
 
PSD Câmara Online (12/08)

Projetos da causa animal serão votados em 2015
                        
O deputado Ricardo Izar (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), selaram acordo para votar, ainda neste semestre, dois projetos em defesa da causa animal. A reunião realizada, nesta terça-feira (11), contou a participação de integrantes da frente, do deputado Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) e de ativistas ligados ao tema.

Segundo Izar, as propostas sinalizam avanços nos debates para a causa. “O PL 3.490/12, de minha autoria, proíbe a eliminação de cães e gatos sadios em centros de zoonoses, e o PL 1.376/03, que cria políticas públicas de castração, são dois projetos muito importantes no que se refere ao tema dos centros de controle de zoonoses. Hoje foi um dia histórico para a causa, pois o presidente se comprometeu e vamos aprovar esses projetos até o final do ano”.

Serfiotis, embora satisfeito com resultado da reunião, destacou que há muito trabalho a ser feito, em especial na CPI que investigará casos de maus-tratos a animais. “Nossa intenção é criar mecanismos de proteção, regulamentar o que já está na lei e aumentar a punição para os responsáveis pelos maus-tratos”.

Parlamentares e ativistas participaram ainda de audiência pública, solicitada por Izar, que debateu o extermínio ilegal de cães e gatos nos centros de zoonoses. A reunião foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

Ricardo Ligiera, presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ressaltou a importância da modificação da tipificação jurídica do animal, de objeto para um ser com sentimentos (PL 6.799/13).

Goretti Queiroz, presidente da Rede de Proteção Animal de Pernambuco, defendeu que é possível, com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), implementar hospitais veterinários municipais e, ainda, manter os centros de zoonoses. “Quando há boa vontade e disposição, conseguimos mudar esse panorama tão cruel com os animais no nosso país”.




A Voz da Cidade (12/08)

Deputado pede melhorias no sistema de comunicação do Sul Fluminense



  




www.alexandreserfiotis.com.br / Online (13/08)






  


       
Diário do Vale (14/08)

Alexandre Serfiotis trabalha por projetos habitacionais para a região






DIAP Online (17/08)

Cadastro Nacional de Especialistas Médicos

Apropvou também o Requerimento 166/15, do deputado Mandetta (DEM-MS), que solicita a realização de audiência pública para debater o Decreto Nº 8.497, de 4 de julho de 2015, que Regulamenta o Cadastro Nacional de Especialistas Médicos.

 O requerimento foi aprovado e subscrito pelos deputados Dr. João (PR-RJ), Marcus Pestana (PSDB-MG), Geraldo Resende (PMDB-MS), Jhonatan de Jesus (PRB-RR) e Alexandre Serfiotis (PSD-RJ).





CREMERJ Online (17/08)

Criação de Carreira Médica Federal é debatida no CREMERJ
A carreira médica foi um dos assuntos tratados, nesta segunda-feira, 17, entre representantes do CREMERJ e o deputado federal Alexandre Serfiotis. Na reunião, ocorrida na sede do Conselho, também foram debatidos assuntos, como o projeto Saúde +10, que defende maior financiamento para a saúde, e o decreto nº 8.497/2015, do Ministério da Saúde, que regulamenta a formação do Cadastro Nacional de Especialistas.

Na Câmara dos Deputados, Alexandre Serfiotis faz parte da Comissão de Seguridade Social e Família e da Subcomissão de Carreira Médica, que defende a criação de uma carreira de Estado para os médicos da atenção básica. Há ainda as subcomissões de residência e de graduação médica, onde estão sendo feitos um levantamento de dados para a elaboração de um mapa.

“Nosso objetivo é criar essa carreira médica federal na atenção básica. Até o fim do ano, queremos ter esse projeto finalizado. Demos uma parada devido à revisão do decreto 8.497, que, atualmente, é prioridade, pois temos um prazo de 15 dias. Há muitas dúvidas com relação a este decreto, que precisam ser esclarecidas”, afirmou Serfiotis, que defendeu a saúde pública e se comprometeu a retomar o Saúde +10.

O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, ressaltou que todas as discussões citadas são bandeiras de luta da categoria, com destaque para a carreira de Estado na atenção básica, que é fundamental para incentivar os colegas a permanecerem na rede.
“Podemos incluir neste debate pontos da Lei dos Mais Médicos, que fortalece a atenção primária no internato e na residência, garante vagas de residência para cada egresso e profissionaliza os preceptores. O CREMERJ concorda com isso. O problema é que não estamos vendo o governo se movimentar e o prazo para que tudo isso ocorra é 2018”, disse Vazquez, citando que o assunto foi tratado durante o Pré-Fórum de Ensino Médico da Região Sudeste no último dia 10.

Pablo Vazquez entregou o relatório contendo as propostas do Pré-Fórum e convidou o deputado para participar do Fórum Nacional de Ensino Médico, que acontecerá em Brasília nos dias 27 e 28 deste mês. Já o conselheiro Aloísio Tibiriçá apresentou ao deputado duas propostas sobre carreira médica, sendo uma elaborada, em 2010, pelo Ministério da Saúde com o auxílio de uma comissão formada por entidades médicas.

Os diretores do CREMERJ Nelson Nahon, Erika Reis e Marília de Abreu também participaram da reunião.




Tribuna da Região (18/08) e Diário do Vale (18/08)

Alexandre Serfiotis organiza visita técnica em apoio ao INCA














MTB Brasília Online (18/08)

Câmara dos Deputados lança frente parlamentar em apoio à bicicleta

Será lançada oficialmente nesta quinta-feira (20), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista pela Defesa, Apoio e Fortalecimento da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva.

De acordo com seu presidente, o deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF), o objetivo da Frente é discutir, defender e apresentar propostas para o uso da bicicleta como meio de fortalecer a política de mobilidade urbana e a qualidade de vida do cidadão.
A cerimônia de lançamento será às 14 horas, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados.





INCA (18/08) e SINDSPREVRJ Online (19/08)

Membros da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara de Deputados visitam o INCA

Integrantes da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara de Deputados visitaram o INCA na sexta-feira, 14. A comitiva, de aproximadamente 20 pessoas, atendeu ao requerimento dos deputados Dr. João e Alexandre Serfiotis, que, por sua vez, receberam o pedido de lideranças sindicais e da Fundação Ary Frauzino quanto à verificação de setores do Instituto que não estariam funcionando adequadamente, bem como a falta de insumos básicos. No encontro, estiveram presentes o diretor-geral, Paulo Eduardo Xavier de Mendonça, e outros membros da Direção do INCA.

Antes de visitarem alguns setores do Hospital do Câncer I e do CEMO, os deputados e seus assessores assistiram às apresentações sobre as áreas de Ensino e de Pesquisa, feita pelos respectivos coordenadores, Luis Felipe Ribeiro Pinto e Marisa Breitenbach. O grupo também pôde conferir os indicadores de produção da área de Assistência, comparando o número de cirurgias e sessões de quimioterapia e de radioterapia, mês a mês, desde 2012. Esses indicadores, disponíveis na Intranet, são coletados de forma automatizada pelos sistemas institucionais. A conclusão foi de que a produção assistencial do INCA permanece estável ao longo dos últimos quatro anos.

Alguns deputados fizeram perguntas ao diretor-geral, abordando questões como a falta de insumos, o déficit de mão de obra, a substituição dos funcionários terceirizados por concursados e o contingenciamento de orçamento por parte do Ministério da Saúde. Paulo Eduardo explicou que o orçamento do INCA este ano é igual ao de 2014. Levando em consideração o aumento dos preços, ele respondeu que “será preciso aumentar a eficiência para podermos fazer o mesmo este ano do que foi feito em 2014".

Paulo Eduardo admitiu que existe déficit de profissionais em função de aposentadorias e pedidos de exoneração. “Já solicitamos ao Ministério da Saúde a criação de mais 606 vagas de servidores. O pedido foi aprovado e agora aguarda a decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão", anunciou. O diretor-geral deixou claro que a expectativa é de que a contratação dos novos servidores, após aprovação pelo MPOG, se dê, dentro das possibilidades, entre os aprovados no concurso realizado em dezembro, que atualmente formam o cadastro reserva. “Não é razoável abrir um novo concurso enquanto este último ainda estiver vigente", declarou.

A comitiva visitou os setores de Radioterapia, Banco de Sangue, ambulatórios, laboratórios e o CEMO. Os deputados ficaram satisfeitos ao constatarem que denúncias que vêm sendo feitas por meio da imprensa, relativas à interrupção e à precariedade de diversos serviços do INCA, já não fazem mais sentido. O atendimento aos pacientes, tanto na Radioterapia como no ambulatório do primeiro andar do HC I, estava dentro da normalidade. Quanto à falta de insumos básicos, como luvas, foi esclarecido que, dentre três mil itens catalogados, 43 estão em falta, mas que suas aquisições já foram providenciadas.

No período da tarde, o grupo seguiu para a Audiência Pública na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Integraram a mesa o vereador Renato Moura, os deputados da CSSF, Dr. João, Odorico Monteiro, Darcísio Perondi e Alexandre Serfiotis, o diretor-geral do Instituto e, representando o Núcleo Sindical do Sindsprev no INCA, o servidor Pedro Henrique Ferreira.

Também integraram a comitiva da CSSF os deputados Benedita da Silva, Paulo Foletto, Raimundo Gomes de Matos e Antonio Jácome. O secretário-executivo da Comissão, Rubens Gomes Carneiro Filho, e Leopoldo Jorge Alves Neto, assessor parlamentar do Ministério da Saúde, organizaram a agenda da visita e debates públicos na Câmara de Vereadores.





Tucano Online (19/08)

Câmara instala comissão especial da PEC de Macris para a Saúde
                        

Foi instalada na tarde desta terça-feira (18), na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 1/2015, que estabelece obrigação à União a investir percentual na saúde com o objetivo do Saúde+10. A PEC é de autoria do deputado Vanderlei Macris (SP).

Além da criação, também foram eleitos os membros da Mesa que comandarão os trabalhos da Comissão. O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) foi escolhido presidente, já os deputados Osmar Terra (PMDB-RS), Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) e Marcus Pestana (PSDB-MG) serão, respectivamente, os 1º, 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente. Ainda falta ser escolhido o relator, que deverá nomeado na próxima semana.

A PEC de Macris estabelece que a União passe a investir, de forma escalonada, maior percentual na saúde até alcançar a alíquota reivindicada na campanha do Saúde+10, que foi uma das pautas das manifestações de rua. No primeiro exercício financeiro, a União teria que aplicar o mínimo de 15% da Receita Corrente Líquida (RCL). Nos quatro anos seguintes os percentuais seriam de 16%, 17%, 18% e 18,7%, esta última taxa correspondente a 10% da Receita Corrente Bruta (RCB), idealizado no Saúde+10.

“Mesmo de forma escalonada, PEC 1 garante benefício maior à Saúde e aos brasileiros”, destaca Macris. “O escalonamento objetiva facilitar a aprovação da proposta sem prejudicar o interesse maior, já que o investimento em vigor, firmado pela Emenda Constitucional 86, chegará, em cinco anos, ao percentual máximo de 15% da RCL. Esse é o percentual mínimo que estamos buscando. Queremos, de fato, os 18,7%”, disse.

Tramitação
A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para proferir parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário em dois turnos, com intervalo de cinco sessões entre uma e outra votação. Para ser aprovada, a PEC 1 precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações. Se aprovada, segue para o Senado.





FENAM Online (20/08)

Entidades médicas discutem artigos do decreto da Dilma

A nova redação do decreto que cria o Cadastro Nacional de Especialistas está sendo finalizada nesta quinta-feira (20/08), pois faltavam alguns artigos que foram discutidos e reescritos durante a reunião na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, que começou às 8h30. Foi discutido artigo por artigo, para que não houvesse prejuízo a categoria médica e à assistência a saúde.

Todo o processo de debate e contestação do decreto presidencial está sendo liderado e avaliado pelas entidades médicas e também por uma comissão de parlamentares. A expectativa é que a Casa Civil publique o novo texto, com as modificações feitas nas reuniões do Grupo de Trabalho.

“Nós exigimos a citação no artigo 7º da presença da FENAM, que é o braço do trabalho médico. Uma das solicitações é que o médico teria que ter o seu registro no CFM e na sua Especialidade na AMB para provar a sua especialidade, e o médico não está sendo citado como trabalhador. Nós também fizemos uma inserção no artigo 10º, do requerimento na inscrição de especialista de que este profissional deverá estar em dia com a contribuição sindical. A discussão foi intensa e colocou-se um acordo”, explicou o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Otto Baptista.

Também estavam presentes na reunião o secretário de Comunicação da FENAM, Jorge Darze, o secretário Geral, Mário Ferrari, o diretor de Assuntos Jurídicos, Eglif Negreiros, o diretor de Saúde Suplementar, Antônio José. Também compõe a comissão o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital. Pelo Ministério da Saúde,  estava presente o secretário de Gestão do Trabalho, Heider Pinto. Os parlamentares que participam da comissão de avaliação do decreto: Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS), que também é presidente da Subcomissão da Carreira Médica, Jorge Solla (PT/BA), Paulo Foletto (PSDB/ES), Odorico Monteiro (PT-CE), Hiran Gonçalves (PMN-RR), Alexandre Serfiotis (PSD/RJ), entre outros.






www.alexandreserfiotis.com.br / Online (27/08)










www.alexandreserfiotis.com.br / Online (28/08)







www.alexandreserfiotis.com.br / Online (31/08)